08 四月 2019
Prémio ObCig Empresas Integradoras – 2019
 
No passado dia 8 de abril de 2019, no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Pessoas Ciganas, o Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig), atribuiu o “Prémio OBCIG Empresas integradoras” à dst group, representada pelo director dos recursos humanos, Dr. Alfredo Cardoso, por esta empresa desempenhar um importante papel na integração laboral de pessoas ciganas. Através da institucionalização deste prémio, o ObCig pretende inspirar outras entidades empregadoras no desenvolvimento e implementação de políticas e práticas empresariais integradoras das pessoas ciganas, sendo a empresa agora premiada um exemplo de integração, empregando presentemente 7 pessoas ciganas.
Fundação Caloust Gulbenkian
Imagem em Destaque

02 五月 2019

Presente para o Futuro: Combate ao insucesso escolar das crianças ciganas

Realizar-se-á no próximo dia 2 de maio de 2019 a sessão de lançamento do projeto CooLabora CRL “Presente para o Futuro: Combate ao insucesso escolar das crianças ciganas”. A sessão terá início às 17h15 na Escola EB2/3 de Tortosendo na Covilhã e contará com a intervenção de Maria José Casa-Nova, Coordenadora do Observatório das Comunidades Ciganas, sobre o tema “Conhecimento académico, (des)igualdades e diferenças na escola pública: reflexões de uma realidade (des)conhecida”.

 

Escola EB2/3 de Tortosendo na Covilhã
Imagem em Destaque

- 08 四月 2019
Programa de preparação de jovens ciganos/as para cursos de pós-graduação
Estão abertas as inscrições para curso de preparação para inscrição em Mestrado da Central European University (Universidade Central Europeia), em Budapeste, Hungria. Este curso destina-se a jovens ciganos/as que pretendam realizar mestrado no estrangeiro, constituindo-se numa oportunidade única de aprendizagem num ambiente internacional. O OBCIG apela vivamente aos/às jovens portugueses/as ciganos/as para que concorram ao mesmo.
 

Prazo de inscrição: dia 30 de abril de 2019

Para mais informações sobre os requisitos de admissão ver o website da Central European University - Romani Studieshttps://romanistudies.ceu.edu/

 

Budapeste, Hungria
Imagem em Destaque

28 五月 2018

Seminário 'Educação para todos'

 

O CNE pretende dar visibilidade aos elos mais frágeis do sistema, na tentativa de identificar os eventuais problemas com que se deparam e as respostas que ao nível da escola, em articulação com outras instituições, poderão contribuir para moderar as desigualdades e melhorar a equidade do sistema. 

Ver o programa completo aqui.

Participação de Maria José Casa-Nova às 14h30 na sessão: "Os discriminados: Crianças de etnia cigana" 

Auditório Conselho Nacional de Educação
Imagem em Destaque

20 九月 2018

I Jornadas Transfronteiriças

A EAPN- Rede Europeia Anti Pobreza, Núcleo Distrital de Portalegre, em parceria com Câmara Municipal de Campo Maior e o CLDS – Campo Maior Vila Solidária do Europa, organizar as I Jornadas Transfronteiriças “ Comunidades Ciganas… Perspetivas Futuras”, a ter lugar no dia 20 de Setembro, em Campo Maior. Este evento tem o intuito de promover, sensibilizar e informar a sociedade em geral para a realidade social das comunidades ciganas, particularmente para as existentes no Alto Alentejo. Participação de Maria José Casa-Nova na sessão das 10h30 "Comunidades Ciganas: o Presente e o Futuro" (Ver programa completo em anexo).

Centro Cultural Campo Maior
Imagem em Destaque

24 十一月 2018
Colóquio Internacional «Mil Anos de Nomadização. Passado, património e problemas dos Ciganos»

Vocacionado para os estudos indianos, decidiu o Instituto Correia de Lacerda de Estudos Orientais aproveitar a passagem do milenário da sua deportação da Índia para, em colaboração com o Centro de Estudos de Povos e Culturas de Expressão Portuguesa da Universidade Católica Portuguesa, organizar um pequeno colóquio em que se ventilasse a sua história, se divulgasse o seu património cultural e se chamasse a atenção para os seus problemas.

Participação de Maria José Casa-Nova na sessão das 15h. Ver mais informações no cartaz anexado abaixo. 

Para mais informações ver aqui

Universidade Católica Portuguesa, Lisboa
Imagem em Destaque

15 十一月 2018 - 17 十月 2018

IV SLBEI / I CLABIE 

O IV SLBEI - Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância e I CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação terá lugar em Aveiro - Portugal (em novembro 2018) sob o tema "Educação, culturas e cidadania das crianças".

Numa perspetiva de internacionalização da formação e da pesquisa, o evento congrega investigadores/as, educadores/as, professores/as, formadores/as, estudantes e demais interessados/as nas pesquisas, nos debates e nas propostas relacionados com a Educação de Infância.

Participação de Maria José Casa-Nova na mesa redonda “Migrações, Itinerâncias e Inclusão/Exclusão” dia 16 de novembro às 16h30. Ver programa completo no programa anexado abaixo. 

Para mais informações ver aqui

Aveiro
Imagem em Destaque

06 十二月 2018 - 07 十二月 2018
Seminário Internacional "Empoderando a População Cigana através da Produção de Conhecimento: o papel dos investigadores, académicos e sociedade civil"
Temos a honra de convidar V. Exa. à participação no Seminário Internacional "Empoderando a população cigana através da produção de conhecimento: o papel dos investigadores, académicos e sociedade civil", nos dias 6 e 7 de Dezembro de 2018, na Universidade do Minho, cujo programa se apresenta de seguida.
Entrada livre. Inscrições aceites por ordem de chegada e em função do número de lugares disponíveis
Inscrições para o email: obcig@acm.gov.pt
 
 
 
 

 

Braga, Instituto de Educação da Universidade do Minho Auditório Multimédia
Imagem em Destaque

04 六月 2018 - 05 五月 2018
Seminário: "Comunidades Ciganas: A importância das relações na intervenção social"

Promovido pela Juventude da Cruz Vermelha Portuguesa de Braga, no âmbito do projeto Geração Tecla.E6G financiado pelo Programa Escolhas.

Em parceria com os projetos: CigaGiro.E6G, T3tris.e6G, Eurobairro.E6G, Gal@rtis.E6G, PlanoA.E6G, Ei!.E6G

Local: Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional de Braga - Campus Camões, 4710-362 Braga

Contactos: geracaotecla.e6g@gmail.com / 916984371 / facebook: Geração Tecla.E6G

Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional de Braga - Campus Camões, 4710-362 Braga
Imagem em Destaque

31 一月 2019

Programa ROMED

A nova Edição do Programa ROMED – Governação democrática e participação comunitária através da mediação vai ser lançada no dia 31 de janeiro, pelas 10 horas, no Palácio Foz, Sala de Jantar, em Lisboa. A iniciativa irá incluir a assinatura da carta de compromisso pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade e a Letras Nómadas – Associação de Investigação e Dinamização das Comunidades Ciganas. Inscreva-se, até ao dia 28 de janeiro, através do formulário acessível aqui.

Encontre o programa completo abaixo.

 

Palácio Foz, Sala de Jantar, Lisboa

09 四月 2018

Lançamento do livro "Na luta pelos bons lugares: Ciganos, visibilidade social e controvérsias espaciais" de Alexandra Castro

 

No âmbito das comemorações do Dia Internacional do Cigano, o Observatório das Comunidades Ciganas vai lançar, na próxima segunda-feira, dia 09 de abril de 2018, o livro de Alexandra Castro "Na luta pelos bons lugares: Ciganos, visibilidade social e controvérsias espaciais".

A sessão de lançamento, a ter lugar no Auditório do CNAIM de Lisboa (Rua Álvaro Coutinho, 14), às 16:00h, contará com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado e do Presidente da EAPN Europa, Sérgio Aires, conforme Convite em anexo.

Livro disponível em livre acesso em versão PDF, aqui.  

Auditório do CNAIM de Lisboa (Rua Álvaro Coutinho, 14)
Imagem em Destaque

05 四月 2019

Seminário Nós e os Outros - Alteridade, Políticas Públicas e Direito

 

A Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP) e o seu Centro de Investigação Jurídico Económica (CIJE) organizam o Seminário "Nós e os Outros - Alteridade, Políticas Públicas e Direito".

O evento científico irá decorrer no dia 5 de abril de 2019 nas instalações da FDUP e contará com a presença de ilustres oradores convidados que irão abordar temáticas atuais, alicerçadas nas seguintes problemáticas:

- Alteridade: quem são os outros?

- Políticas Públicas: como incluir os outros?

- Direitos: Como Proteger os outros?.

Participação da Coordenadora Maria José Casa-Nova na sessão das 16h: “Direito(s): como proteger os Outros?”  

Este Seminário insere-se no Projeto CIJE/ FDUP Vulnerabilidade e Diversidade: Direitos Fundamentais no Contexto - Eixo: Minorias, Migrantes e Refugiados.

Entrada Livre

Inscrição obrigatória aqui

Ver Programa completo aqui.

Anf 1.28 FDUP, Porto
Imagem em Destaque