Équipe

 

Maria José Casa-Nova est coordinatrice de l'Observatoire des Communautés Tsiganes, professeur à l'Institut d'Éducation de l'Université du Minho, Docteure en Anthropologie Sociale (Université de Grenade).

E-mail: mjcasanova@ie.uminho.pt

 

 

 

 

Cristina Milagre, Chercheuse à l'Observatoire des Communautés Tsiganes, doctorante en Politiques Publiques (Institut Universitaire de Lisbonne/ISCTE-IUL, Centre de Recherche et d'Études en Sociologie/CIES-IUL, Lisbonne).

E-mail: cristina.milagre@acm.gov.pt

 

 

 

 

Inês Aydin, Chercheuse à l'Observatoire des Communautés Tsiganes, Docteure en Sociologie (École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris).

E-mail: ines.aydin@acm.gov.pt

 

 

 

 

Liliana Moreira, Chercheuse à l'Observatoire des Communautés Tsiganes, Doctorante en Sociologie (Université du Porto).

E-mail: liliana.moreira@acm.gov.pt

 


Conversas com... 20 de julho de 2023

20 juil. 2023

Conversas com...

O Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) organiza a décima segunda sessão de "Conversas com…" no dia 20 de julho de 2023, das 10h30 às 12h30. Esta Conversa será dedicada à temática "Cinco Séculos de População Cigana de Portugal", seguindo a proposta da Comissão Promotora da Evocação "no biénio 2025-2026 do quinto centenário da perseguição aos portugueses ciganos" e contará com Jorge Bento Silva, ex-funcionário europeu e Secretariado da Comissão Promotora, bem como com Bruno Gomes Gonçalves, Vice-Presidente da Associação Letras Nómadas, Natália Serrana, Artista Plástica, Educadora Infantil e Ativista, Osvaldo Russo, Trabalhador-estudante, e Sónia Matos, Mediadora Sociocultural, Fundadora e Membro da Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas (AMUCIP). A sessão será moderada por Cristina Milagre, Investigadora da Equipa do ObCig.

Inscrições até às 17 horas do dia 19 de julho, através do formulário:

https://forinq.acm.webhs.org/index.php/389284?lang=pt

A ligação para aceder à sessão será enviada por email pelas 17h30 do dia 19 de julho de 2023.

Consulte o cartaz aqui.

 

 

 

Formato On-line

Intro Newsletter

Conversas com... 1 de junho de 2023

01 juin 2023

Conversas com...

O Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) organiza a décima primeira sessão de "Conversas com…" no dia 1 de junho de 2023, das 11h00 às 13h00. Esta Conversa será dedicada à temática "A Promoção da Saúde junto das Comunidades Ciganas", em presença de Bruno Gonçalves, Formador do Conselho da Europa no âmbito da Mediação Europeia e Dirigente da Associação Letras Nómadas, Bruno Oliveira, Mediador Intercultural no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, e Manuela Silva, Psiquiatra e Investigadora do Hospital de Santa Maria. A sessão será moderada por Liliana Moreira, Investigadora na Equipa do ObCig.

Inscrições até às 17 horas do dia 31 de maio, através do formulário:

https://forinq.acm.webhs.org/index.php/845741?lang=pt

A ligação para aceder à sessão será enviada por email pelas 17h30 do dia 31 de maio de 2023.

Consulte o cartaz aqui.

 

 

 

 

 

Formato On-line

"A Saúde e a População Portuguesa Cigana" Newsletter de abril de 2023

Imagem em Destaque
"A Saúde e a População Portuguesa Cigana" Newsletter de abril de 2023

O Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) convida-o/a a conhecer o novo número da Newsletter ObCig (abril de 2023) dedicado ao tema “A Saúde e a População Portuguesa Cigana”. Este número inclui um texto de Maria José Vicente, Coordenadora Nacional da EAPN, e conta com os testemunhos, na secção de Vozes Plurais, de Bruno Oliveira, mediador intercultural no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, Fernanda Oliveira, enfermeira, Israel Paródia, estudante em Medicina, Manuela Estanqueiro, enfermeira.

A Newsletter encontra-se disponível, em acesso livre, aqui
 


ObCig no Seminário Internacional do Projeto PLICC

Imagem em Destaque
ObCig no Seminário Internacional do Projeto PLICC

O ObCig participou no dia 11 de abril, na Fundação Calouste Gulbenkian, através da sua investigadora Liliana Moreira, no Seminário Internacional do Projeto Planos Locais para a Integração das Comunidades Ciganas (PLICC 2).

Este Seminário foi organizado pelo Alto Comissariado para as Migrações e contou com intervenientes das políticas e da intervenção de nível nacional e local, incluindo as associações ciganas, bem como representantes da Comissão Europeia, do Parlamento espanhol e da Fundación Secretariado Gitano.

Aceda ao programa e veja, ou reveja, a sessão na íntegra.
 


4.ª edição do “Prémio ObCig Pessoa de Mérito” - Candidaturas de 8 de abril a 3 de julho

Imagem em Destaque
4.ª edição do “Prémio ObCig Pessoa de Mérito” - Candidaturas de 8 de abril a 3 de julho

Por ocasião do Dia Internacional das Pessoas Ciganas, dia 8 de abril de 2023, o Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) promove a 4.ª edição do “Prémio ObCig Pessoa de Mérito”, com o período de candidaturas de 8 de abril a 3 de julho de 2023.

A iniciativa, criada em 2020, tem por objetivo dar o devido reconhecimento a pessoas que desenvolvam, há 10 ou mais anos, trabalho maioritariamente de cariz voluntário no âmbito da integração de pessoas ciganas. O ObCig pretende, assim, distinguir pessoas cuja filosofia de vida, princípios, valores e práticas se pautam pela participação, envolvimento e cidadania ativa crítica, emancipatória e humanista, promovendo, através do voluntariado, a diversidade cultural, o combate à discriminação em razão da origem étnica e a integração das pessoas ciganas residentes em território nacional.

Consultar o Regulamento e aceder à Declaração de Consentimento

Ver as edições anteriores em https://www.obcig.acm.gov.pt/premios


5.ª edição do “Prémio ObCig Empresas Integradoras” - Candidaturas de 8 de abril a 3 de julho

Imagem em Destaque
5.ª edição do “Prémio ObCig Empresas Integradoras” - Candidaturas de 8 de abril a 3 de julho

Por ocasião do Dia Internacional das Pessoas Ciganas, dia 8 de abril de 2022, o Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) promove a 5.ª edição do “Prémio ObCig Empresas Integradoras”, com o período de candidaturas de 8 de abril a 3 de julho de 2023.

A iniciativa, criada em 2019, tem por objetivo distinguir empresas que desempenham um papel importante na integração laboral de pessoas ciganas. Esta distinção, dirigida a organizações empresariais que empreguem cinco ou mais pessoas ciganas com contrato assinado, tem também o objetivo de inspirar outras entidades empregadoras a intervir na implementação e desenvolvimento de políticas e práticas empresariais promotoras da diversidade cultural, do combate à discriminação em razão da origem étnica e da integração das pessoas ciganas, residentes em território português.

Consultar o Regulamento e aceder à Declaração de Consentimento

Ver as edições anteriores em https://www.obcig.acm.gov.pt/premios


Coleção Projetos e Práticas de Inovação Social - Candidaturas de 30 de março a 15 de julho

Imagem em Destaque
Coleção Projetos e Práticas de Inovação Social - Candidaturas de 30 de março a 15 de julho

Com o intuito de dar continuidade à Coleção Projetos e Práticas de Inovação Social, o Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) abre, de 30 de março a 15 de julho de 2023, o período de candidaturas à apresentação de projetos que, pelas suas temáticas, características e resultados, possibilitem uma determinada mudança social em contexto e que, simultaneamente, sejam inspiradores de realidades que apresentem constrangimentos similares, potenciando uma maior humanização dos atores e dos contextos. Este processo dirige-se a investigadores/as e/ou atores sociais no terreno devendo os estudos realizados sobre as pessoas ciganas abordar, preferencialmente, problemáticas como a Integração no Mercado de Trabalho; Situação de Pessoas Ciganas Itinerantes; Educação; Saúde; Igualdade e Relações Sociais de Género; Combate à Discriminação; Práticas de Integração das Pessoas Ciganas nos Territórios; Mediação Intercultural; Associativismo e Dinâmicas de Participação Local.

Para mais informações, consulte o Edital de 2023.


Coleção Olhares - Candidaturas de 30 de março a 15 de julho

Imagem em Destaque
Coleção Olhares - Candidaturas de 30 de março a 15 de julho

Com o intuito de dar continuidade à Coleção Olhares, o Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) abre, de 30 de março a 15 de julho de 2023, o período de candidaturas à apresentação de Dissertações de Mestrado, Teses de Doutoramento e Projetos de Investigação. Este processo dirige-se a Mestres e Doutores/as, devendo os estudos realizados sobre as pessoas ciganas abordar, preferencialmente, problemáticas como a Educação, a Saúde, a Integração no Mercado de Trabalho, a Igualdade e as Relações Sociais de Género, as Experiências de Discriminação, as Práticas de Integração das Pessoas Ciganas nos Territórios, a Situação de Pessoas Ciganas Itinerantes e a Mediação Intercultural.

Para mais informações, consulte o Edital de 2023.


"Conversas Com"

30 mars 2023

Conversas com...

O Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) organiza a décima sessão de "Conversas com" no dia 30 de março de 2023, das 14h30 às 16h30. Esta Conversa será subordinada à temática "Associativismo Cigano Feminino: percursos, expectativas, projetos", com abertura por Maria José Casa-Nova, Professora no Instituto de Educação da Universidade do Minho, a presença de Cláudia Pereira, investigadora do CIES (ISCTE-IUL) e ex-Secretária de Estado para a Integração e Migrações, Olga Mariano, fundadora da Associação AMUCIP, Susana Silveira, Dirigente da Associação Costume Colossal e Tânia Oliveira, dirigente da Associação Ribaltambição. A sessão será moderada pela Responsável pela Equipa do ObCig, Inês Aydin.

Inscrições até às 17 horas do dia 29 de março, através do formulário:
https://forinq.acm.webhs.org/index.php/449838?lang=pt

A ligação para aceder à sessão será enviada por email pelas 17h30 do dia 29 de março de 2023.

Consulte o cartaz aqui.

 

 

 

 

 

 

Formato On-line

ObCig nas XIII Jornadas de Administração Pública da Universidade de Aveiro

Imagem em Destaque
ObCig nas XIII Jornadas de Administração Pública da Universidade de Aveiro

O ObCig participou no dia 15 de março, através da sua investigadora Cristina Milagre, nas XIII Jornadas de Administração Pública da Universidade de Aveiro.

Estas Jornadas foram organizadas pelo Núcleo de Estudantes de Administração Pública da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NEAP-AAUAv), órgão representativo dos estudantes da Licenciatura de Administração Pública e seus ciclos de estudo do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, e são uma atividade pedagógica realizada anualmente pelo Núcleo com o objetivo de capacitar e colocar os alunos em interação com temas importantes da ordem do dia e proporcionar um complemento à sua formação académica.

Os objetivos desta palestra foram abordar as políticas e programas já implementados para as comunidades vulneráveis, assim como dar a conhecer as estratégias para melhorar as políticas direcionadas a estas comunidades.


Seminário Internacional “Políticas Públicas, Conhecimento Científico e Participação Cívica das Pessoas Ciganas”

Imagem em Destaque
Seminário Internacional “Políticas Públicas, Conhecimento Científico e Participação Cívica das Pessoas Ciganas”

O Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) organizou, em parceria com a Associação Ribaltambição e com o co-financiamento do Conselho da Europa, o Seminário Internacional “Políticas Públicas, Conhecimento Científico e Participação Cívica das Pessoas Ciganas” nos dias 14 e 15 de dezembro de 2022. O seminário decorreu em formato presencial, no Auditório Multimédia do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Esta iniciativa procurou promover a reflexão teórica empiricamente sustentada, o diálogo entre a academia, os decisores políticos, Organizações Não-Governamentais e as pessoas ciganas, consubstanciando-se no convite a académicos/as, decisores políticos, presidentes de Organizações da chamada sociedade civil da mais variada pertença étnico-cultural, nomeadamente pessoas portuguesas ciganas e pessoas individuais com experiência profissional relevante nas temtáticas do Seminário.

Destacamos a presença dos conferencistas Iulius Rostas (Dortmund University of Applied Sciences/University of Stuttgart), David Smith (Anglia Ruskin University, UK), Nadir Redzepi (Institut for Social Change, North Macedonia), Béla Kardon e Éva Gáti (RCISD, Hungary), bem como de José Reis (Vogal do CD, ACM) que nos permitiram ter uma perspetiva de comparação internacional sobre a implementação das Estratégias Nacionais para a Integração das Comunidades Ciganas, assim como sobre as condições de vida e de escolaridade da população Roma na Europa.

Destaca-se igualmente o momento de entrega do Prémio ObCig “Pessoa de Mérito” à família de Fernando Moital (Prémio 2021) e Bruno Gonçalves (Prémio 2022), distinguidos pelo seu contributo relevante para a promoção da diversidade cultural, do combate à discriminação em razão da origem étnica e da integração das pessoas ciganas residentes em território português.

De relevar ainda o Painel em torno dos resultados de projetos de investigação internacionais e os dois painéis envolvendo representantes de Municípios e mediadores interculturais sobre as dinâmicas de participação local, potenciando o debate sobre a integração a partir do local.

O programa completo do dia 14 de dezembro encontra-se disponível aqui e o do dia 15 de dezembro aqui.
 


Número 14 da Coleção Olhares “Prevenir e Combater a Violência Contra Mulheres Ciganas. Contributos do Projeto PATTERN”

Imagem em Destaque
Número 14 da Coleção Olhares “Prevenir e Combater a Violência Contra Mulheres Ciganas. Contributos do Projeto PATTERN”

O Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) convida-o/a a conhecer o número 14 da Coleção Olhares “Prevenir e Combater a Violência Contra Mulheres Ciganas. Contributos do Projeto PATTERN”, das autoras Heloísa Perista e Elisabete Brasil (com a colaboração de Paula Carrilho).

A Coleção Olhares, criada em 2005, conta com 14 números publicados. O ObCig renova a aposta nesta coleção, que tem o suporte papel e digital, pretendendo divulgar estudos, trabalhos e/ou teses com particular interesse para a temática das comunidades ciganas. Estes estudos são da responsabilidade do/a investigador/a ou da equipa que o propõe.


Novo livro da Coleção Estudos ObCig “Educação de Adultos e Comunidades Ciganas: Políticas e Processos”

Imagem em Destaque
Novo livro da Coleção Estudos ObCig “Educação de Adultos e Comunidades Ciganas: Políticas e Processos”

O Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) convida-o/a a conhecer o novo livro da Coleção Estudos ObCig “Educação de Adultos e Comunidades Ciganas: Políticas e Processos”, com a coordenação de Maria José Casa-Nova.

Este livro congrega os contributos apresentados por Licínio Lima, Luís Capucha, Cláudia Pereira, Cristina Milagre, Alejandra Ortiz e Ramón Flecha, no Seminário Internacional realizado em 2021, em torno da importância da educação de pessoas adultas ciganas. O livro conta também com um contributo inicial de Maria José Casa-Nova. Salienta-se o ineditismo da obra no panorama português.

A Coleção Estudos ObCig promove a produção de um conjunto de estudos temáticos e/ou relevantes para a temática das comunidades ciganas, nomeadamente para o desenho, acompanhamento e avaliação de políticas públicas neste domínio.


“Direitos Humanos pela voz das crianças” Newsletter ObCig de dezembro de 2021

Imagem em Destaque
“Direitos Humanos pela voz das crianças” Newsletter ObCig de dezembro de 2021

O Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) convida-o/a a conhecer o novo número da Newsletter OBCIG (dezembro de 2021) dedicado ao tema “Direitos Humanos pela voz das crianças”. A Newsletter encontra-se disponível aqui


"Dinâmicas de Participação Local" Newsletter OBCIG de 8 de abril de 2022

Imagem em Destaque
"Dinâmicas de Participação Local" Newsletter OBCIG de 8 de abril de 2022

Por ocasião do Dia Internacional das Pessoas Ciganas, o Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) convida-o/a a conhecer o novo número da Newsletter ObCig (8 de abril de 2022) dedicado ao tema “Dinâmicas de Participação Local”. Este número inclui um artigo do Prof. Doutor Rogério Roque Amaro, uma entrevista a Marisa Horta, Coordenadora do Núcleo de Apoio às Comunidades Ciganas (NACI, ACM I.P.), e ainda uma secção de Vozes Plurais onde se congrega a voz de responsáveis municipais e a voz das pessoas ciganas sobre o tema da newsletter.

 

A Newsletter encontra-se disponível aqui.


"A Música Portuguesa Cigana" Newsletter de 24 de junho de 2022

Imagem em Destaque
"A Música Portuguesa Cigana" Newsletter de 24 de junho de 2022

Nesta data em que se evoca o Dia Nacional da Pessoa Cigana, o Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) convida-o/a a conhecer o novo número da Newsletter ObCig (24 de junho de 2022) dedicado ao tema “A música portuguesa cigana”. Este número inclui um artigo de Ricardo Pinto, Coordenador da EMARTE – Escola de Música e Arte; uma entrevista ao Coordenador do Projeto A Música Cigana a Gostar Dela Própria, Tiago Pereira; e conta com três testemunhos inéditos de músicos ciganos/as, Diego El Gavi, Érika Santos e Jussara Maia, na secção de Vozes Ciganas. A Newsletter encontra-se disponível aqui.


"Direito à Habitação" Newsletter de dezembro de 2022

Imagem em Destaque
"Direito à Habitação" Newsletter de dezembro de 2022

O Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) convida-o/a a conhecer o novo número da Newsletter ObCig (dezembro de 2022) dedicado ao tema “Direito à Habitação”. Este número inclui um artigo de Marina Gonçalves, Secretária de Estado da Habitação, e conta com os testemunhos de Carlos Videira, Administrador Executivo da BragaHabit - Empresa Municipal de Habitação de Braga, Lindo Cambão, Mediador da Câmara Municipal de Torres Vedras, Osvaldo Grilo, Dirigente Associativo, e Sónia Caldeira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, na secção de Vozes Plurais.
A Newsletter encontra-se disponível aqui.


Mensagem de despedida da Coordenadora do ObCig

Imagem em Destaque
Mensagem de despedida da Coordenadora do ObCig

13 de março de 2023

 

O ObCig está em mudança, com um “até sempre” da sua Coordenadora. Leia a sua mensagem aqui.

Continuaremos o seu legado, aprofundando o trabalho deste Observatório com a dedicação e o espírito de missão que ainda mais se impõem nos momentos atuais.

Muito obrigada e até já, Maria José Casa-Nova!

A Equipa do ObCig