Governo vai atribuir 25 bolsas de estudo a jovens ciganos(as)

Imagem em Destaque
Governo vai atribuir 25 bolsas de estudo a jovens ciganos(as)
No Dia Internacional dos Ciganos, o Governo anunciou o lançamento um Programa de Atribuição de Bolsas de Estudo para Jovens Universitários(as) das Comunidades Ciganas. A iniciativa prevê a atribuição de 25 bolsas, para o ano letivo 2016/2017, financiadas pelo Alto Comissariado para as Migrações. Além destas, o Executivo vai criar um novo programa de mediação intercultural, nomeadamente através da colocação de mediadores nas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CPCJ).
Em comunicado, o Executivo explica que o programa nasce tendo por inspiração o bom resultado do projeto “Opré Chavalé” (Erguei-vos, jovens ciganos, na língua romani). Uma iniciativa promovida pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, em parceria com a Associação Letras Nómadas, e cofinanciado pelo Programa Cidadania Ativa EEAGrants, gerido pela Fundação Gulbenkian, com o objetivo geral de integrar jovens ciganos(as) no ensino superior. O projeto contou também com o apoio do Programa Escolhas (PE) e da Fundação Montepio.
Na sequência deste projeto, no passado dia 13 de fevereiro, o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), na qualidade de entidade gestora do PE, assinou um protocolo de cooperação com Associação Letras Nómadas, que prevê a atribuição de oito bolsas de estudo a jovens das comunidades ciganas que, estando a frequentar o ensino superior, se encontram em risco de abandono.
Agora, o Governo, através da Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, pretende alargar esta experiência a 25 outros jovens.
Além da atribuição de bolsas, o programa do Governo inclui também o acompanhamento dos alunos ciganos para prevenir o abandono escolar precoce. Para tal, o Executivo vai criar um novo projeto de mediadores socioculturais, nomedamente através dos mediadores das CPCJ que estão em territórios onde há comunidades ciganas, com a missão de contribuir para inverter a tendência do abandono, fazendo a ponte entre as famílias e as escolas.

Actionné près Liferay