10 dez 2019

 

Ciclo de Conferências "Comunidades Ciganas: Inclusão e Sucesso Educativo" 

A Direção-Geral da Educação e o ACM irão promover, no próximo dia 10 de dezembro, entre as 10 e as 17 horas, no Agrupamento de Escolas Ordem de Sant’iago, em Setúbal, o Ciclo de Conferências “Comunidades Ciganas: Inclusão e Sucesso Educativo”. A iniciativa, que irá contar com a presença da Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, e da Secretária de Estado da Educação, Susana Amador, permitirá o debate de temas associados à educação e à integração das comunidades ciganas. O Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, irá intervir na sessão de encerramento.

Inscreva-se, até dia 8 de dezembro, em https://bit.ly/37YH256.

 

 

 

 

 

Agrupamento de Escolas Ordem de Sant'Iago, Setúbal

19 nov 2019

Conferência Nacional RISE (Roma Inclusive School Experiences)

Esta Conferência Nacional pretende dar conta dos resultados alcançados com o projeto RISE, na linha do desenvolvimento de algumas políticas educativas recentes, e da implementação da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas.

A apresentação e o programa da conferência poderão ser consultados em:

https://www.ie.uminho.pt/pt/_layouts/15/UMinho.PortaisUOEI.UI/Pages/EventsDetail.aspx?id=55296#.

A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição para o email conf2019rise@gmail.com, até às 13h do dia 18. 

Universidade do Minho, Braga

09 jul 2019
Conferência Final: Relatório sobre Racismo Xenofobia e Discriminação Étnico-racial em Portugal
Esta conferência terá lugar dia 9 de julho às 09h30 no Auditório António de Almeida Santos, na  Assembleia da República em Lisboa.
Consulte o programa e faça a sua inscrição até dia 8 de Julho no seguinte link: http://app.parlamento.pt/s?i=rrxdep 
Assembleia da República

28 mai 2018

Seminário "Educação para todos"

O CNE pretende dar visibilidade aos elos mais frágeis do sistema, na tentativa de identificar os eventuais problemas com que se deparam e as respostas que ao nível da escola, em articulação com outras instituições, poderão contribuir para moderar as desigualdades e melhorar a equidade do sistema. 

Ver o programa completo aqui.

Participação de Maria José Casa-Nova às 14h30 na sessão: "Os discriminados: Crianças de etnia cigana". 

Auditório Conselho Nacional de Educação

02 mai 2019

Presente para o Futuro: Combate ao insucesso escolar das crianças ciganas

Realizar-se-á no próximo dia 2 de maio de 2019 a sessão de lançamento do projeto CooLabora CRL “Presente para o Futuro: Combate ao insucesso escolar das crianças ciganas”. A sessão terá início às 17h15 na Escola EB2/3 de Tortosendo na Covilhã e contará com a intervenção de Maria José Casa-Nova, Coordenadora do Observatório das Comunidades Ciganas, sobre o tema “Conhecimento académico, (des)igualdades e diferenças na escola pública: reflexões de uma realidade (des)conhecida”.

Escola EB2/3 de Tortosendo na Covilhã

08 abr 2019

Prémio ObCig Empresas Integradoras – 2019

No passado dia 8 de abril de 2019, no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Pessoas Ciganas, o Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig), atribuiu o “Prémio OBCIG Empresas integradoras” à dst group, representada pelo director dos recursos humanos, Dr. Alfredo Cardoso, por esta empresa desempenhar um importante papel na integração laboral de pessoas ciganas. Através da institucionalização deste prémio, o ObCig pretende inspirar outras entidades empregadoras no desenvolvimento e implementação de políticas e práticas empresariais integradoras das pessoas ciganas, sendo a empresa agora premiada um exemplo de integração, empregando presentemente 7 pessoas ciganas.

Fundação Calouste Gulbenkian

08 abr 2019

Programa de preparação de jovens ciganos/as para cursos de pós-graduação

Estão abertas as inscrições para curso de preparação para inscrição em Mestrado da Central European University (Universidade Central Europeia), em Budapeste, Hungria. Este curso destina-se a jovens ciganos/as que pretendam realizar mestrado no estrangeiro, constituindo-se numa oportunidade única de aprendizagem num ambiente internacional. O OBCIG apela vivamente aos/às jovens portugueses/as ciganos/as para que concorram ao mesmo.

Prazo de inscrição: dia 30 de abril de 2019.

Para mais informações sobre os requisitos de admissão ver o website da Central European University - Romani Studies: https://romanistudies.ceu.edu/.

Budapeste, Hungria

05 abr 2019

Seminário Nós e os Outros - Alteridade, Políticas Públicas e Direito

A Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP) e o seu Centro de Investigação Jurídico Económica (CIJE) organizam o Seminário "Nós e os Outros - Alteridade, Políticas Públicas e Direito".

O evento científico irá decorrer no dia 5 de abril de 2019 nas instalações da FDUP e contará com a presença de ilustres oradores convidados que irão abordar temáticas atuais, alicerçadas nas seguintes problemáticas:

- Alteridade: quem são os outros?

- Políticas Públicas: como incluir os outros?

- Direitos: Como Proteger os outros?.

Participação da Coordenadora Maria José Casa-Nova na sessão das 16h: “Direito(s): como proteger os Outros?”  

Este Seminário insere-se no Projeto CIJE/ FDUP Vulnerabilidade e Diversidade: Direitos Fundamentais no Contexto - Eixo: Minorias, Migrantes e Refugiados.

Entrada Livre

Inscrição obrigatória aqui

Ver Programa completo aqui.

Anf 1.28 FDUP, Porto

31 jan 2019

Programa ROMED

A nova Edição do Programa ROMED – Governação democrática e participação comunitária através da mediação vai ser lançada no dia 31 de janeiro, pelas 10 horas, no Palácio Foz, Sala de Jantar, em Lisboa. A iniciativa irá incluir a assinatura da carta de compromisso pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade e a Letras Nómadas – Associação de Investigação e Dinamização das Comunidades Ciganas. Inscreva-se, até ao dia 28 de janeiro, através do formulário acessível aqui.

Encontre o programa completo abaixo.

 

Palácio Foz, Sala de Jantar, Lisboa

06 dez 2018 - 07 dez 2018
Seminário Internacional "Empoderando a População Cigana através da Produção de Conhecimento: o papel dos investigadores, académicos e sociedade civil"
Temos a honra de convidar V. Exa. à participação no Seminário Internacional "Empoderando a população cigana através da produção de conhecimento: o papel dos investigadores, académicos e sociedade civil", nos dias 6 e 7 de Dezembro de 2018, na Universidade do Minho, cujo programa se apresenta de seguida.
Entrada livre. Inscrições aceites por ordem de chegada e em função do número de lugares disponíveis
Inscrições para o email: obcig@acm.gov.pt
 
 
 
 

 

Braga, Instituto de Educação da Universidade do Minho, Auditório Multimédia

24 nov 2018
Colóquio Internacional «Mil Anos de Nomadização. Passado, património e problemas dos Ciganos»

Vocacionado para os estudos indianos, decidiu o Instituto Correia de Lacerda de Estudos Orientais aproveitar a passagem do milenário da sua deportação da Índia para, em colaboração com o Centro de Estudos de Povos e Culturas de Expressão Portuguesa da Universidade Católica Portuguesa, organizar um pequeno colóquio em que se ventilasse a sua história, se divulgasse o seu património cultural e se chamasse a atenção para os seus problemas.

Participação de Maria José Casa-Nova na sessão das 15h. Ver mais informações no cartaz anexado abaixo. 

Para mais informações ver aqui

Universidade Católica Portuguesa, Lisboa

15 nov 2018 - 17 out 2018

IV SLBEI / I CLABIE 

O IV SLBEI - Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância e I CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação terá lugar em Aveiro - Portugal (em novembro 2018) sob o tema "Educação, culturas e cidadania das crianças".

Numa perspetiva de internacionalização da formação e da pesquisa, o evento congrega investigadores/as, educadores/as, professores/as, formadores/as, estudantes e demais interessados/as nas pesquisas, nos debates e nas propostas relacionados com a Educação de Infância.

Participação de Maria José Casa-Nova na mesa redonda “Migrações, Itinerâncias e Inclusão/Exclusão” dia 16 de novembro às 16h30. Ver programa completo no programa anexado abaixo. 

Para mais informações ver aqui

Aveiro

20 set 2018

I Jornadas Transfronteiriças

A EAPN- Rede Europeia Anti Pobreza, Núcleo Distrital de Portalegre, em parceria com Câmara Municipal de Campo Maior e o CLDS – Campo Maior Vila Solidária do Europa, organizar as I Jornadas Transfronteiriças “ Comunidades Ciganas… Perspetivas Futuras”, a ter lugar no dia 20 de Setembro, em Campo Maior. Este evento tem o intuito de promover, sensibilizar e informar a sociedade em geral para a realidade social das comunidades ciganas, particularmente para as existentes no Alto Alentejo. Participação de Maria José Casa-Nova na sessão das 10h30 "Comunidades Ciganas: o Presente e o Futuro" (Ver programa completo em anexo).

Centro Cultural Campo Maior

Comunidades Ciganas: A importância das relações na intervenção social
4 de 5 de Junho de 2018

Promovido pela Juventude da Cruz Vermelha Portuguesa de Braga, no âmbito do projeto Geração Tecla.E6G financiado pelo Programa Escolhas.

Em parceria com os projetos: CigaGiro.E6G, T3tris.e6G, Eurobairro.E6G, Gal@rtis.E6G, PlanoA.E6G, Ei!.E6G

Local: Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional de Braga - Campus Camões, 4710-362 Braga

Contactos: geracaotecla.e6g@gmail.com / 916984371 / facebook: Geração Tecla.E6G

09 abr 2018

Lançamento do livro "Na luta pelos bons lugares: Ciganos, visibilidade social e controvérsias espaciais" de Alexandra Castro

 

No âmbito das comemorações do Dia Internacional do Cigano, o Observatório das Comunidades Ciganas vai lançar, na próxima segunda-feira, dia 09 de abril de 2018, o livro de Alexandra Castro "Na luta pelos bons lugares: Ciganos, visibilidade social e controvérsias espaciais".

A sessão de lançamento, a ter lugar no Auditório do CNAIM de Lisboa (Rua Álvaro Coutinho, 14), às 16:00h, contará com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado e do Presidente da EAPN Europa, Sérgio Aires, conforme Convite em anexo.

Livro disponível em livre acesso em versão PDF, aqui.  

Auditório do CNAIM de Lisboa (Rua Álvaro Coutinho, 14)