Nesta secção o ObCig assume um papel de mediação na divulgação da produção científica, académica ou institucional criada em Portugal, sendo que os direitos de autor se encontram salvaguardados e a responsabilidade sobre os conteúdos difundidos é exclusivamente atribuída aos autores, orientadores científicos, centros de investigação, universidades ou demais entidades envolvidas em cada projeto. As teses e outras publicações divulgadas não vinculam o ObCig às opiniões nelas expressas.

A documentação partilhada resulta da pesquisa por nós realizada em plataformas do domínio público, cujos conteúdos estão disponíveis on-line, e, também, em alguns casos, da gentil cedência pelos/as próprios/as autores/as dos materiais por si produzidos. É, também, nossa intenção partilhar outras teses e publicações que não podem ser consultadas on-line, todavia, estamos a diligenciar o contacto com os seus autores e tentaremos obter a respetiva autorização para divulgação.

Deste modo, o ObCig partilha os resultados de um levantamento de teses de doutoramento, dissertações de mestrado, teses de licenciatura, relatórios de estágio, livros, revistas, artigos científicos e outro tipo de publicações produzidos ou editados a nível nacional e organizados de acordo com as áreas temáticas consagradas na Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas 2013 – 2020 (Resolução do Conselho de Ministros n.º 25/2013).