14 Jun 2022

Conversas com...

O Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) organiza a sétima sessão de "Conversas com" no dia 14 de junho de 2022, das 10h30 às 12h30. Esta sessão será subordinada ao mais recente número da Newsletter OBCIG “Dinâmicas de Participação Local” e contará com a presença de Ana Umbelino, Vice-Presidente do Município de Torres Vedras, Bruno Gonçalves, Coordenador do Programa ROMED, Carolina Vilas Boas, Chefe de Divisão da Intervenção Social do Município de Almada, e Susana Silveira, Presidente da Associação Costume Colossal, e a moderação de Liliana Moreira, da equipa do ObCig.

Inscrições até às 17 horas do dia 13 de junho, através do formulário:

https://forms.gle/hvFjRQRbQ9bf4vbt5

A ligação para aceder à sessão será enviada por email pelas 17h30 do dia 13 de junho de 2022.

Consulte o cartaz aqui.

 

 

 

 

 

Formato on-line

31 Mar 2022

Conversas com...

O Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) organiza a sexta sessão de "Conversas com" no dia 31 de março de 2022, das 10h30 às 12h30. Esta sessão será subordinada ao primeiro número da Coleção Projetos e Práticas de Inovação Social "Um Cerco Educativo-Alternativo (1-CEA). Projeto de Trabalho Educativo de Rua" e contará com a presença dos autores, Tiago Lobo, Licínio Fernandes e Benedita Ayres Pereira, e a moderação da Coordenadora do ObCig, Maria José Casa-Nova.

Inscrições até às 17 horas do dia 30 de março, através do formulário:

https://forms.gle/C1rCq1bMsUUWk1Hr6

A ligação para aceder à sessão será enviada por email pelas 17h30 do dia 30 de março de 2022.

Consulte o cartaz aqui.

 

 

 

 

 

 

Formato on-line

29 Nov 2021

 

Seminário Internacional "Educação de Adultos e Comunidades Ciganas: políticas e processos"

O Seminário Internacional promovido pelo Observatório das Comunidades Ciganas realizar-se-á em formato online, no dia 29 de novembro de 2021, entre as 10h e as 17h.

A iniciativa, para além de um painel sobre contextos e práticas alusivos à temática do Seminário, incluirá uma conferência de abertura proferida pelo Prof. Ramon Flecha (Univ. de Barcelona), um painel de conferências proferidas pelo Prof. Licínio Lima (Univ. do Minho) e pelo Prof. Luís Capucha (ISCTE), e a entrega do “Prémio ObCig Pessoa de Mérito”. Conta ainda com a presença da Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, de Dirigentes de Associações Ciganas, Susana Silveira e Bruno Gonçalves, e de uma Representante da ANQEP, Alexandra Teixeira.

Consulte o cartaz e o programa e faça a sua inscrição até às 17h do dia 26 de novembro, através do seguinte formulário: https://forms.gle/5m9V3JrNuoJi9WEJA

A ligação para aceder ao Seminário Internacional será enviada por email pelas 18h do dia 26 de novembro de 2021.

 

 

 

 

 

Formato online

28 Oct 2021

Conversas com...

 

O Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) organiza a quinta sessão de "Conversas com" no dia 28 de outubro de 2021, das 10h30 às 12h30. Esta sessão será subordinada ao tema "A Participação Político-Cívica de Pessoas Ciganas" e contará com a abertura pela Alta-comissária para as Migrações, Sónia Pereira, a presença da Ativista Maria Gil e do Sociólogo Nuno Dias, e a moderação de Liliana Moreira.

Inscrições até às 17 horas do dia 27 de outubro, através do formulário:

https://forms.gle/nu8Y5RYb5mVQ2Buu7

A ligação para aceder à sessão será enviada por email pelas 17h30 do dia 27 de outubro de 2021.

Consulte o cartaz aqui.

 

 

 

 

 

Formato on-line

29 Jul 2021

Conversas com...


O Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) organiza mais uma "Conversas com" no dia 29 de julho de 2021, entre as 10h30 e as 12h30. Esta conversa será dedicada ao tema "Experiências de sucesso educativo de crianças ciganas: o Projeto RISE" e contará com a abertura pela Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, a presença de Maria José Casa-Nova, Coordenadora da Equipa Portuguesa do Projeto RISE, e de Bruno Gonçalves, Dirigente Associativo, com moderação de Inês Aydin.

Inscrições até às 17 horas do dia 28 de julho, através do formulário:

https://forms.gle/amm7awBvXbqFob6M7

A ligação para aceder à sessão será enviada após a inscrição.

Consulte o cartaz aqui.

 

 

 

 

 

Formato on-line

27 May 2021

Conversas com...

O Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) organiza a terceira sessão de "Conversas  com..." no dia 27 de maio de 2021, das 10h30 às 12h30. Esta sessão será dedicada ao tema "Saúde como prevenção da doença: a importância do cuidar de proximidade" e contará com a abertura pela Alta-comissária para as Migrações, Sónia Pereira, a presença da Enfermeira Manuela Estanqueiro e do mediador Bruno Oliveira, e a moderação da Enfermeira Fernanda Marreiros.

Inscrições até ao dia 26 de maio, através do formulário:

https://forms.gle/2N2983LryPuXGZWDA.

O link para aceder à sessão será enviado após a inscrição.

Consulte o cartaz aqui.

 

 

 

 

 

Formato on-line

08 Apr 2021

ACM e ObCig promovem tertúlia "Ao redor da liberdade: Mulheres em contexto de pandemia”

O Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e o Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) irão promover no próximo dia 8 de abril, entre as 10h00 e as 12h00, online, a tertúlia “Ao redor da liberdade: Mulheres em contexto de pandemia”.  A iniciativa, que assinala o 50.º aniversário do Dia Internacional das Pessoas Ciganas, conta com a participação da Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira.

A sessão reunirá diversos rostos e vozes femininos com o objetivo de proporcionar a reflexão conjunta e o diálogo sobre os impactos da pandemia da COVID-19 e da crise económica e social emergente na organização do quotidiano das mulheres portuguesas ciganas. Consulte o cartaz.

A participação é livre, mas sujeita a inscrição, até pelas 17h00 do dia 7 de abril, através do preenchimento do formulário disponível aqui.

O link para participação na tertúlia será enviado, após confirmação, para o e-mail indicado no formulário de inscrição.

 

 

 

Formato Online

25 Mar 2021

Conversas com...
O Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) organiza a segunda "Conversa com..." no próximo dia 25 de março de 2021 às 10h30. Esta sessão será dedicada ao tema "Habitação condigna e bons lugares: políticas e contextos" e contará com a presença de Alexandra Castro e Benjamim Barão.
Inscrições até dia 24 de março em: obcig@acm.gov.pt.
O link para aceder à conversa será enviado após inscrição e mais próximo da data do evento.
Consulte o cartaz aqui.

 

 

 

 

 

 

Formato on-line

26 Nov 2020

 

Seminário Internacional “Desafios Digitais no Ensino Superior

O Seminário Internacional “Desafios Digitais no Ensino Superior”, organizado pelo Observatório das Comunidades Ciganas, irá realizar-se no dia 26 de novembro de 2020, entre as 9h30 e as 17 horas, em formato online.

Consulte o convite, o programa e o cartaz, para conhecimento dos temas em análise e debate, e efetue a inscrição através do endereço eletrónico obcig@acm.gov.pt, até às 12 horas do dia 25 de novembro.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formato Online

09 Oct 2020

 

 

"Conversas com..."

O Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) inicia um ciclo de “Conversas com…” entre investigadores/as, dirigentes associativos das Comunidades Ciganas e estudantes universitários ciganos, visando debater, aberta e multidisciplinarmente, um conjunto de problemáticas de interesse transversal e contemporâneo, tendo por base, nomeadamente, as temáticas estudadas nas publicações da Coleção Olhares. Estas Conversas, realizadas em formato on-line, pretendem constituir-se num espaço de interação e reflexão entre diferentes atores sociais, sustentando e enriquecendo discursos e práticas quotidianas.

A primeira "Conversa com...", no próximo dia 9 de outubro às 10h30, será subordinada ao tema "Ensino a distância e literacia digital: dificuldades e desafios" e contará com a presença de Toya Prudêncio e Carlos Medinas.

Inscrições até dia 8 de outubro em: obcig@acm.gov.pt.

 

 

 

 

 

 

Formato on-line

19 Dec 2019

 

Seminário Internacional “Olhares Plurais sobre Integração

“Olhares Plurais sobre Integração” é o título do próximo Seminário Internacional que será promovido no âmbito das atividades do Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig), unidade informal que funciona junto do ACM. A Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, participará na iniciativa que incluirá a apresentação de três publicações da “Coleção Olhares” e que decorrerá no dia 19 de dezembro, entre as 9h30 e as 16h30, no auditório do Caleidoscópio, no Campo Grande, em Lisboa.

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição para obcig@acm.gov.pt, até às 19 horas, de dia 18 de dezembro; e à lotação da sala.

Aceda ao Convite e ao Programa. Obtenha mais informação através do e-mail: obcig@acm.gov.pt.

 

 

 

 

 

Caleidoscópio - Auditório | ULisboa - Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal

10 Dec 2019

 

Ciclo de Conferências "Comunidades Ciganas: Inclusão e Sucesso Educativo" 

A Direção-Geral da Educação e o ACM irão promover, no próximo dia 10 de dezembro, entre as 10 e as 17 horas, no Agrupamento de Escolas Ordem de Sant’iago, em Setúbal, o Ciclo de Conferências “Comunidades Ciganas: Inclusão e Sucesso Educativo”. A iniciativa, que irá contar com a presença da Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, e da Secretária de Estado da Educação, Susana Amador, permitirá o debate de temas associados à educação e à integração das comunidades ciganas. O Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, irá intervir na sessão de encerramento.

Consulte o Convite e o Programa; e inscreva-se, até dia 8 de dezembro, em https://bit.ly/37YH256.

 

 

 

 

 

 

Agrupamento de Escolas Ordem de Sant'Iago, Setúbal, Portugal

19 Nov 2019

 

Conferência Nacional RISE (Roma Inclusive School Experiences)

A Conferência Nacional RISE (Roma Inclusive School Experiences) pretende dar conta dos resultados alcançados com este projeto, na linha do desenvolvimento de algumas políticas educativas recentes e da implementação da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas.

A apresentação e o programa da conferência poderão ser consultados em:

https://www.ie.uminho.pt/pt/_layouts/15/UMinho.PortaisUOEI.UI/Pages/EventsDetail.aspx?id=55296#.

A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição para o email conf2019rise@gmail.com, até às 13h do dia 18. 

 

 

 

 

 

Universidade do Minho, Braga, Portugal

07 Jul 2019 - 09 Jul 2019

 

Conferência Final: Relatório sobre Racismo Xenofobia e Discriminação Étnico-racial em Portugal

Esta conferência terá lugar dia 9 de julho às 09h30 no Auditório António de Almeida Santos, na  Assembleia da República, em Lisboa.

Consulte o programa e faça a sua inscrição até dia 8 de Julho.

 

 

 

 

 

Assembleia da República, Lisboa, Portugal

28 May 2018

 

Seminário "Educação para todos"

O CNE pretende dar visibilidade aos elos mais frágeis do sistema, na tentativa de identificar os eventuais problemas com que se deparam e as respostas que ao nível da escola, em articulação com outras instituições, poderão contribuir para moderar as desigualdades e melhorar a equidade do sistema.

Ver o programa completo aqui.

Participação de Maria José Casa-Nova às 14h30 na sessão: "Os discriminados: Crianças de etnia cigana".  

 

 

Auditório Conselho Nacional de Educação, Lisboa, Portugal

02 May 2019

Presente para o Futuro: Combate ao insucesso escolar das crianças ciganas

Realizar-se-á no próximo dia 2 de maio de 2019 a sessão de lançamento do projeto CooLabora CRL “Presente para o Futuro: Combate ao insucesso escolar das crianças ciganas”. A sessão terá início às 17h15 na Escola EB2/3 de Tortosendo na Covilhã e contará com a intervenção de Maria José Casa-Nova, Coordenadora do Observatório das Comunidades Ciganas, sobre o tema “Conhecimento académico, (des)igualdades e diferenças na escola pública: reflexões de uma realidade (des)conhecida”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escola EB2/3 de Tortosendo, Covilhã, Portugal

08 Apr 2019

 

 

Prémio ObCig Empresas Integradoras – 2019

No passado dia 8 de abril de 2019, no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Pessoas Ciganas, o Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) atribuiu o “Prémio OBCIG Empresas integradoras” à dst group, representada pelo director dos recursos humanos, Dr. Alfredo Cardoso, por esta empresa desempenhar um importante papel na integração laboral de pessoas ciganas. Através da institucionalização deste prémio, o ObCig pretende inspirar outras entidades empregadoras no desenvolvimento e implementação de políticas e práticas empresariais integradoras das pessoas ciganas, sendo a empresa agora premiada um exemplo de integração, empregando presentemente 7 pessoas ciganas.

 

Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal

08 Apr 2019

 

 

Programa de preparação de jovens ciganos/as para cursos de pós-graduação

Estão abertas as inscrições para curso de preparação para inscrição em Mestrado da Central European University (Universidade Central Europeia), em Budapeste, Hungria. Este curso destina-se a jovens ciganos/as que pretendam realizar mestrado no estrangeiro, constituindo-se numa oportunidade única de aprendizagem num ambiente internacional. O OBCIG apela vivamente aos/às jovens portugueses/as ciganos/as para que concorram ao mesmo.

Prazo de inscrição: dia 30 de abril de 2019. Para mais informações sobre os requisitos de admissão ver o website da Central European University - Romani Studies.

 

Budapeste, Hungria

05 Apr 2019

 

Seminário Nós e os Outros - Alteridade, Políticas Públicas e Direito 

A Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP) e o seu Centro de Investigação Jurídico Económica (CIJE) organizam o Seminário "Nós e os Outros - Alteridade, Políticas Públicas e Direito".

O evento científico irá decorrer no dia 5 de abril de 2019 nas instalações da FDUP e contará com a presença de ilustres oradores convidados que irão abordar temáticas atuais, alicerçadas nas seguintes problemáticas:

- Alteridade: quem são os outros?

- Políticas Públicas: como incluir os outros?

- Direitos: Como Proteger os outros?.

Participação da Coordenadora Maria José Casa-Nova na sessão das 16h: “Direito(s): como proteger os Outros?”

Este Seminário insere-se no Projeto CIJE/ FDUP Vulnerabilidade e Diversidade: Direitos Fundamentais no Contexto - Eixo: Minorias, Migrantes e Refugiados.

Entrada Livre

Inscrição obrigatória aqui.

Ver Programa completo aqui.

Anfiteatro 1.28, Faculdade de Direito da Universidade do Porto, Porto, Portugal

31 Jan 2019

 

 

 

Programa ROMED

A nova Edição do Programa ROMED – Governação democrática e participação comunitária através da mediação vai ser lançada no dia 31 de janeiro, pelas 10 horas, no Palácio Foz, Sala de Jantar, em Lisboa.

A iniciativa irá incluir a assinatura da carta de compromisso pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade e a Letras Nómadas – Associação de Investigação e Dinamização das Comunidades Ciganas.

Inscreva-se, até ao dia 28 de janeiro, através do formulário acessível aqui. Encontre o programa completo aqui.

 

 

 

 

 

 

Palácio Foz, Sala de Jantar, Lisboa, Portugal

06 Dec 2018 - 07 Dec 2018

Seminário Internacional "Empoderando a População Cigana através da Produção de Conhecimento: o papel dos investigadores, académicos e sociedade civil"

Temos a honra de convidar V. Exa. à participação no Seminário Internacional "Empoderando a população cigana através da produção de conhecimento: o papel dos investigadores, académicos e sociedade civil", nos dias 6 e 7 de Dezembro de 2018, na Universidade do Minho, cujo programa se apresenta.

Entrada livre. Inscrições aceites por ordem de chegada e em função do número de lugares disponíveis. Inscrições para o email: obcig@acm.gov.pt.

 

 

 

 

 

 

 

Auditório Multimédia, Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal

24 Nov 2018

 

 

 

Colóquio Internacional "Mil Anos de Nomadização. Passado, património e problemas dos Ciganos"

Vocacionado para os estudos indianos, decidiu o Instituto Correia de Lacerda de Estudos Orientais aproveitar a passagem do milenário da sua deportação da Índia para, em colaboração com o Centro de Estudos de Povos e Culturas de Expressão Portuguesa da Universidade Católica Portuguesa, organizar um pequeno colóquio em que se ventilasse a sua história, se divulgasse o seu património cultural e se chamasse a atenção para os seus problemas.

Participação de Maria José Casa-Nova na sessão das 15h. Ver mais informações no cartaz anexado

Para mais informações ver aqui

 

 

 

 

Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, Portugal

17 Oct 2018 - 15 Nov 2018

 

 

IV SLBEI / I CLABIE 

O IV SLBEI - Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância e I CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação terá lugar em Aveiro - Portugal (em novembro 2018) sob o tema "Educação, culturas e cidadania das crianças".

Numa perspetiva de internacionalização da formação e da pesquisa, o evento congrega investigadores/as, educadores/as, professores/as, formadores/as, estudantes e demais interessados/as nas pesquisas, nos debates e nas propostas relacionados com a Educação de Infância.

Participação de Maria José Casa-Nova na mesa redonda “Migrações, Itinerâncias e Inclusão/Exclusão”, dia 16 de novembro, às 16h30. Ver programa completo no programa anexado

Para mais informações ver aqui

 

 

 

 

Aveiro, Portugal

20 Sep 2018

 

 

I Jornadas Transfronteiriças

A EAPN, Rede Europeia Anti-Pobreza, Núcleo Distrital de Portalegre, em parceria com a Câmara Municipal de Campo Maior e o CLDS – Campo Maior Vila Solidária do Europa, irá organizar as I Jornadas Transfronteiriças “Comunidades Ciganas… Perspetivas Futuras”, a ter lugar no dia 20 de Setembro, em Campo Maior.

Este evento tem o intuito de promover, sensibilizar e informar a sociedade em geral para a realidade social das comunidades ciganas, particularmente para as existentes no Alto Alentejo.

Participação de Maria José Casa-Nova na sessão das 10h30 "Comunidades Ciganas: o Presente e o Futuro" (Ver programa completo em anexo).

 

 

 

 

 

 

Centro Cultural Campo Maior, Portugal

04 Jun 2018 - 05 Jun 2018

 

 

Seminário "Comunidades Ciganas: A importância das relações na intervenção social"

Promovido pela Juventude da Cruz Vermelha Portuguesa de Braga, no âmbito do projeto Geração Tecla.E6G financiado pelo Programa Escolhas.

Em parceria com os projetos: CigaGiro.E6G, T3tris.e6G, Eurobairro.E6G, Gal@rtis.E6G, PlanoA.E6G, Ei!.E6G

Local: Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional de Braga - Campus Camões, 4710-362 Braga

Contactos: geracaotecla.e6g@gmail.com / 916984371 / facebook: Geração Tecla.E6G

Aceda ao cartaz aqui.

 

Campus Camões, Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional de Braga, Braga, Portugal

09 Apr 2018

 

Lançamento do livro "Na luta pelos bons lugares: Ciganos, visibilidade social e controvérsias espaciais" de Alexandra Castro

No âmbito das comemorações do Dia Internacional do Cigano, o Observatório das Comunidades Ciganas vai lançar, na próxima segunda-feira, dia 09 de abril de 2018, o livro de Alexandra Castro "Na luta pelos bons lugares: Ciganos, visibilidade social e controvérsias espaciais".

A sessão de lançamento, a ter lugar no Auditório do CNAIM de Lisboa (Rua Álvaro Coutinho, 14), às 16:00h, contará com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado e do Presidente da EAPN Europa, Sérgio Aires, conforme Convite em anexo.

Livro disponível em livre acesso em versão PDF, aqui

 

Auditório do CNAIM de Lisboa (Rua Álvaro Coutinho, 14), Lisboa, Portugal