Nesta data em que se evoca o Dia Nacional da Pessoa Cigana, o Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) convida-o/a a conhecer o novo número da Newsletter ObCig (24 de junho de 2022) dedicado ao tema “A música portuguesa cigana”. Este número inclui um artigo de Ricardo Pinto, Coordenador da EMARTE – Escola de Música e Arte; uma entrevista ao Coordenador do Projeto A Música Cigana a Gostar Dela Própria, Tiago Pereira; e conta com três testemunhos inéditos de músicos ciganos/as, Diego El Gavi, Érika Santos e Jussara Maia, na secção de Vozes Ciganas. A Newsletter encontra-se disponível aqui.
"A Música Portuguesa Cigana" Newsletter de 24 de Junho de 2022
Newsletter 24 de junho de 2022
Newsletter 24 de junho de 2022 (Version 1.3)

Version 1.3
novo número da Newsletter ObCig (24 de junho de 2022) dedicado ao tema “A música portuguesa cigana”. Este número inclui um artigo de Ricardo Pinto, Coordenador da EMARTE – Escola de Música e Arte; uma entrevista ao Coordenador do Projeto A Música Cigana a Gostar Dela Própria, Tiago Pereira; e conta com três testemunhos inéditos de músicos ciganos/as, Diego El Gavi, Érika Santos e Jussara Maia, na secção de Vozes Ciganas.

Intro Newsletter
capa_newsletter_24junho2022.jpg
ObCig Fact Sheets
ObCig Fact Sheets 3
ObCig Fact Sheets 3 (Version 1.4)

Version 1.4
ObCig Fact Sheets 3 Perfil Escolar das Comunidades Ciganas 2018/19: Análise de dados

Seleção ObCig MJCN
CNN Portugal (2022, 17 de janeiro). "Que fatores contribuem para o abandono escolar na comunidade cigana?" [Programa de televisão].
Pereira, A. C. (2021, 29 de agosto). "'E porque não empregar pessoas ciganas? Não precisam de condições materiais de existência?'" [Versão impressa]. Público.
Oliveira, L. (2021, 26 de maio). "Construtora DST atribui 21 bolsas de estudo a jovens de etnia cigana" [Versão eletrónica]. RUM - Rádio Universitária do Minho.
O Minho (2021, 26 de maio). "Construtora de Braga premiada por empregar minorias e refugiados com contrato assinado" [Versão eletrónica]. O Minho.
Lusa (2021, 15 de abril). "Observatório das Comunidades Ciganas defende 'Educação Intercultural'" [Versão eletrónica]. Notícias ao Minuto.
Peixoto, M. e Esteves, M. (2021, 27 de janeiro). "Ventura teve mais votos nos concelhos onde há mais ciganos?" [Versão eletrónica]. Jornal de Negócios.
Rocha, S. M. (2021, 8 de janeiro). "Quem é a mulher cigana e porque vai muito além de um estereótipo" [Programa de rádio]. TSF.
Pereira, A. C. (2020, 12 de julho). "Há 25 mil ciganos nas escolas e os resultados estão a melhorar" [Versão eletrónica]. Público.
Pereira, A. C. (2020, 12 de julho). “Quem pediu ferramentas pedagógicas para criar uma nova relação entre escolas e ciganos?” [Versão eletrónica]. Público.
Soares, Tiago (2020, 28 de junho). “Ciganos ‘traiçoeiros’, jeovás ‘fanáticos’: o preconceito nas decisões judiciais" [Versão eletrónica]. Expresso.
Barata, Alexandra (2020, 27 de junho). "Lamento mas o lugar já está ocupado" [Versão eletrónica]. JN.
Grande Reportagem Antena 1 (2020, 24 de junho). "Este país ainda não é para ciganos" [Programa de rádio]. Antena 1.
Christiana Martins (2020, 20 de junho). “INE prepara inquérito sobre origem etnicorracial dos portugueses” [Versão eletrónica]. Expresso.
RUM - Rádio Universitária do Minho (2020, 4 de junho). "Entrevista com Maria José Casa-Nova" [Podcast do Programa de rádio].
Pereira, A. C. (2020, 25 de março). “Como estão as comunidades ciganas a enfrentar a epidemia em acampamentos sem água corrente?” [Versão eletrónica]. Público.
Garcia, C. (2020, 31 de janeiro). “Maria José Casa-Nova: ‘Temos jovens no ensino superior que não dizem que são ciganos, para não serem estigmatizados’” [Versão eletrónica]. Jornal de Leiria.
Silva, R. S. (2020, 30 de janeiro). “Racismo e xenofobia” [Versão eletrónica]. Jornal de Leiria.
Pereira, A. C. (2020, 27 de janeiro). “Portugal instado a enfrentar racismo contra os ciganos” [Versão eletrónica]. Público.
Viana, M. (2019, 20 de novembro). “Projecto ‘RISE’ permitiu reduzir taxa de abandono escolar da comunidade cigana” [Versão eletrónica]. Correio do Minho.
Oliveira, L. (2019, 19 de novembro). “RISE dá origem a guia de boas práticas para sucesso escolar de ciganos” [Versão eletrónica]. RUM - Rádio Universitária do Minho.
Lusa (2019, 19 de novembro). “Projecto de “inclusão emancipada” diminui absentismo escolar entre crianças ciganas” [Versão eletrónica]. Público.
Lusa (2019, 19 de novembro). “Colocar o ‘aluno no centro das atenções’. Projeto diminui insucesso escolar entre crianças ciganas” [Versão eletrónica]. TSF Rádio Notícias.
Porto Canal (2019, 14 de novembro). “Pontos nos ii - A educação escolar é uma dimensão fundamental da integração da população cigana” [Programa de televisão].
Porto Canal (2019, 13 de novembro). “Pontos nos ii - etnia cigana” [Programa de televisão].
Barros, J.P. (2019, 5 de agosto). “Portugal precisa de mais quotas? O debate sobre as desigualdades ainda vai no adro” [Versão eletrónica]. Rádio Renascença.
Universidade Lusófona do Porto (2019, 06 de junho). “Ciberjornalismo - Onde está a voz das comunidades ciganas nos média?” [Sítio institucional].
(2019, 15 de maio). “Projecto SIM na RCB XXX” [Programa de rádio].
(2019, 07 de abril). “Ciganos temem ‘cadastro étnico’” [Versão eletrónica]. Expresso.
(2019, 14 de março). “Este país ainda há de ser para ciganos” [Versão eletrónica]. Notícias Magazine.
(2018, 5 de setembro). “Tribunal de Portalegre autoriza menina cigana a abandonar a escola” [Versão eletrónica]. Sol.
RTP (2018, 16 de abril). “3 às 10. Entrevista a Maria José Casa-Nova (min. 19-32)” [Programa de televisão].
Barreto, D. (2018, 09 de abril). “Há cada vez mais crianças ciganas na escola” [Versão eletrónica]. Sábado.
RTP (2018, 08 de abril). “Maria José Casa-Nova. Entrevista da jornalista Rosa Azevedo à coordenadora do observatório das comunidades ciganas” [Reportagem / Entrevista Manhã 1].
(2018, 23 de março). “Alteridade: ‘e se o outro não estivesse aí’?” [Versão eletrónica]. NÓS - Jornal Online da UMinho.
Moreira, L. (2018, 14 de março). “Professora da UMinho coordena Observatório das Comunidades Ciganas” [Versão eletrónica]. O Minho.
Pereira, A. C. (2018, 4 de março). “Até nas escolas ‘há uma tendência para segregar’ os ciganos” [Versão eletrónica]. Público.
SIC Notícias. (2018, 23 de fevereiro). “Uma escola básica em Famalicão tem apenas alunos de etnia cigana” [Programa de televisão].
Pereira, A. C. (2018, 16 de fevereiro). “Inspecção da Educação averigua escola que só tem crianças de etnia cigana” [Versão eletrónica]. Público.
Pereira, A. C. (2018, 30 de janeiro). “Maria José Casa-Nova é nova coordenadora do Observatório” [Versão eletrónica]. Público.
Conversas com... Ana Umbelino, Bruno Gonçalves, Carolina Vilas Boas e Susana Silveira
Conversas com...
O Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) organiza a sétima sessão de "Conversas com" no dia 14 de junho de 2022, das 10h30 às 12h30. Esta sessão será subordinada ao mais recente número da Newsletter OBCIG “Dinâmicas de Participação Local” e contará com a presença de Ana Umbelino, Vice-Presidente do Município de Torres Vedras, Bruno Gonçalves, Coordenador do Programa ROMED, Carolina Vilas Boas, Chefe de Divisão da Intervenção Social do Município de Almada, e Susana Silveira, Presidente da Associação Costume Colossal, e a moderação de Liliana Moreira, da equipa do ObCig.
Inscrições até às 17 horas do dia 13 de junho, através do formulário:
https://forms.gle/hvFjRQRbQ9bf4vbt5
A ligação para aceder à sessão será enviada por email pelas 17h30 do dia 13 de junho de 2022.
Consulte o cartaz aqui.
Cartaz Conversas com AU, CVB, BG e SS 14JUN
Cartaz Conversas com AU, CVB, BG e SS
Coleção Olhares - Candidaturas de 23 de maio a 29 de julho
Com o intuito de dar continuidade à Coleção Olhares, o Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) abre, de 23 de maio a 29 de julho de 2022, o período de candidaturas à apresentação de Dissertações de Mestrado, Teses de Doutoramento e Projetos de Investigação. Este processo dirige-se a Mestres e Doutores/as, devendo os estudos realizados sobre as pessoas ciganas abordar, preferencialmente, problemáticas como a Educação, a Saúde, a Integração no Mercado de Trabalho, a Igualdade e as Relações Sociais de Género, as Experiências de Discriminação, as Práticas de Integração das Pessoas Ciganas nos Territórios, a Situação de Pessoas Ciganas Itinerantes e a Mediação Intercultural.
Para mais informações, consulte o Edital de 2022.
Coleção Projetos e Práticas de Inovação Social - Candidaturas de 23 de maio a 29 de julho
Com o intuito de dar continuidade à Coleção Projetos e Práticas de Inovação Social, o Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) abre, de 23 de maio a 29 de julho de 2022, o período de candidaturas à apresentação de projetos que, pelas suas temáticas, características e resultados, possibilitem uma determinada mudança social em contexto e que, simultaneamente, sejam inspiradores de realidades que apresentem constrangimentos similares, potenciando uma maior humanização dos atores e dos contextos. Este processo dirige-se a investigadores/as e/ou atores sociais no terreno devendo os estudos realizados sobre as pessoas ciganas abordar, preferencialmente, problemáticas como a Integração no Mercado de Trabalho; Situação de Pessoas Ciganas Itinerantes; Educação; Saúde; Igualdade e Relações Sociais de Género; Combate à Discriminação; Práticas de Integração das Pessoas Ciganas nos Territórios; Mediação Intercultural; Associativismo e Dinâmicas de Participação Local. Para mais informações, consulte o Edital de 2022.
Edital Coleção PPIS 2022
Edital Coleção Olhares 2022
Edital Coleção Olhares 2022 (Version 1.0)

"Dinâmicas de Participação Local" Newsletter OBCIG de 8 de abril de 2022
Por ocasião do Dia Internacional das Pessoas Ciganas, o Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) convida-o/a a conhecer o novo número da Newsletter ObCig (8 de abril de 2022) dedicado ao tema “Dinâmicas de Participação Local”. Este número inclui um artigo do Prof. Doutor Rogério Roque Amaro, uma entrevista a Marisa Horta, Coordenadora do Núcleo de Apoio às Comunidades Ciganas (NACI, ACM I.P.), e ainda uma secção de Vozes Plurais onde se congrega a voz de responsáveis municipais e a voz das pessoas ciganas sobre o tema da newsletter.
A Newsletter encontra-se disponível aqui.
Intro Prémios OBCIG
The ObCig Award "Empresas Integradoras" was created in 2019 to distinguish enterprises that play an important role in the labor integration of Roma people. This distinction is adressed to business organizations that employ five or more Roma people with a signed contract. It aims to inspire employers to intervene in the implementation and development of business policies and practices that promote cultural diversity, combating discrimination based on ethnic origin and the integration of Roma people living in Portugal.
The ObCig Award "Pessoa de Mérito" was created in 2020 with the aim to recognize people who have been developing mostly voluntary work for the integration of Roma people, for the past 10 years or more. It is intended to distinguish people whose philosophy of life, principles, values and practices, are guided by participation, involvement and active critical, emancipatory and humanistic citizenship, promoting. Through volunteering, cultural diversity is promoted, as well as the fight against discrimination based on ethnic origin and the integration of Roma people living in Portugal.
3.ª edição do "Prémio ObCig Pessoa de Mérito" - Candidaturas de 8 de abril a 1 de julho
Por ocasião do Dia Internacional das Pessoas Ciganas, dia 8 de abril de 2022, o Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) promove a 3.ª edição do “Prémio ObCig Pessoa de Mérito”, com o período de candidaturas de 8 de abril a 1 de julho de 2022.
A iniciativa, criada em 2020, tem por objetivo dar o devido reconhecimento a pessoas que desenvolvam, há 10 ou mais anos, trabalho maioritariamente de cariz voluntário no âmbito da integração de pessoas ciganas. O ObCig pretende, assim, distinguir pessoas cuja filosofia de vida, princípios, valores e práticas se pautam pela participação, envolvimento e cidadania ativa crítica, emancipatória e humanista, promovendo, através do voluntariado, a diversidade cultural, o combate à discriminação em razão da origem étnica e a integração das pessoas ciganas residentes em território nacional.
Consultar o Regulamento e aceder à Declaração de Consentimento.
Ver as edições anteriores em https://www.obcig.acm.gov.pt/premios
4.ª edição do “Prémio ObCig Empresas Integradoras” - Candidaturas de 8 de abril a 1 de julho
Por ocasião do Dia Internacional das Pessoas Ciganas, dia 8 de abril de 2022, o Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) promove a 4.ª edição do “Prémio ObCig Empresas Integradoras”, com o período de candidaturas de 8 de abril a 1 de julho de 2022.
A iniciativa, criada em 2019, tem por objetivo distinguir empresas que desempenham um papel importante na integração laboral de pessoas ciganas. Esta distinção, dirigida a organizações empresariais que empreguem cinco ou mais pessoas ciganas com contrato assinado, tem também o objetivo de inspirar outras entidades empregadoras a intervir na implementação e desenvolvimento de políticas e práticas empresariais promotoras da diversidade cultural, do combate à discriminação em razão da origem étnica e da integração das pessoas ciganas, residentes em território português.
Consultar o Regulamento e aceder à Declaração de Consentimento.
Ver as edições anteriores em https://www.obcig.acm.gov.pt/premios
Regulamento 3ª Edição Prémio Pessoa de Mérito
Regulamento 3ª Edição Prémio Pessoa de Mérito (Version 1.2)

Regulamento 4ªEdição Prémio Empresas Integradoras
Regulamento 4ªEdição Prémio Empresas Integradoras (Version 1.1)
