"Educação escolar em contexto de pandemia" Newsletter de 24 junho de 2020

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"Educação escolar em contexto de pandemia" Newsletter de 24 junho de 2020
Nesta data em que se evoca o Dia Nacional da Pessoa Cigana, o Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) convida-o/a a conhecer o novo número da Newsletter OBCIG (24 de junho de 2020) dedicado ao tema “Educação Escolar em Contexto de Pandemia” e disponível no seguinte link.

“Ensino Superior em Contexto de Pandemia” Newsletter OBCIG de outubro de 2020

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“Ensino Superior em Contexto de Pandemia” Newsletter OBCIG de outubro de 2020
O Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) convida-o/a a conhecer o mais recente número da Newsletter OBCIG (outubro 2020) dedicado ao tema “Ensino Superior em Contexto de Pandemia” e disponível aqui.

Intro Newsletter

 

The newsletter intends to become a means of communication with the broad society, aimed at the disclosure, scientific reflection, and the deconstruction of stereotypes. It intends to increase awareness of the Roma population, by students or people working in the several areas of intervention and dissemination of work that has been or is being developed by Roma associations and other actors and civil associations. It also aims at providing information about relevant events, both national and international.

 
 

Newsletter December 2018

 

Newsletter July 2018

 


Newsletter OBCIG outubro 2020

Newsletter OBCIG outubro 2020 (Version 1.0)

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Capa da Newsletter OBCIG outubro 2020

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Conversas com

09 Oct 2020

 

 

"Conversas com..."

O Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) inicia um ciclo de “Conversas com…” entre investigadores/as, dirigentes associativos das Comunidades Ciganas e estudantes universitários ciganos, visando debater, aberta e multidisciplinarmente, um conjunto de problemáticas de interesse transversal e contemporâneo, tendo por base, nomeadamente, as temáticas estudadas nas publicações da Coleção Olhares. Estas Conversas, realizadas em formato on-line, pretendem constituir-se num espaço de interação e reflexão entre diferentes atores sociais, sustentando e enriquecendo discursos e práticas quotidianas.

A primeira "Conversa com...", no próximo dia 9 de outubro às 10h30, será subordinada ao tema "Ensino a distância e literacia digital: dificuldades e desafios" e contará com a presença de Toya Prudêncio e Carlos Medinas.

Inscrições até dia 8 de outubro em: obcig@acm.gov.pt.

 

 

 

 

 

 

Formato On-line

"Conversas Com"

09 Oct 2020

 

"Conversas com..." 

O Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) inicia um ciclo de “Conversas com…” entre investigadores/as, dirigentes associativos das Comunidades Ciganas e estudantes universitários ciganos, visando debater, aberta e multidisciplinarmente, um conjunto de problemáticas de interesse transversal e contemporâneo, tendo por base, nomeadamente, as temáticas estudadas nas publicações da Coleção Olhares. Estas Conversas, realizadas em formato online, pretendem constituir-se num espaço de interação e reflexão entre diferentes atores sociais, sustentando e enriquecendo discursos e práticas quotidianas.


A primeira "Conversa com...", no próximo dia 9 de outubro às 10h30, será subordinada ao tema "Ensino a distância e literacia digital: dificuldades e desafios" e contará com a presença de Toya Prudêncio e Carlos Medinas.

Inscrições até dia 8 de outubro em: obcig@acm.gov.pt.

 

 

 

 

Formato On-line

Conversas com Carlos Medinas e Sónia Prudêncio

Conversas com Carlos Medinas e Sónia Prudêncio (Version 1.0)

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Contactos e Ligações Úteis

                         Associações Representativas de Pessoas Ciganas

                         Fundações

                         Observatórios

                         Organizações Governamentais

                         Organizações Não-Governamentais Nacionais

                         Organizações Não-Governamentais Internacionais

                         Redes

 

 

 


Associações Representativas de Pessoas Ciganas

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Contactos e ligações úteis

Contactos e ligações úteis

Regulamento do ObCig

 

Artigo 1.º

Missão

O Observatório das comunidades ciganas (OBCIG) é uma unidade informal autónoma no âmbito do Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e tem como missão o estudo e o acompanhamento estratégico e científico da população cigana em Portugal e o apoio ao ACM, nomeadamente no que diz respeito à produção de recomendações para a conceção de políticas públicas.

 

Artigo 2.º

Atribuições

A missão do OBCIG cumpre-se, designadamente, através das seguintes atribuições:

 

a) Auxiliar na produção de recomendações para a conceção de políticas públicas para a população portuguesa cigana ou residente em Portugal.

 

b) Promover e realizar investigação em áreas estratégicas visando o conhecimento e a integração da população cigana numa perspetiva de igualdade.

 

c) Contribuir para a desconstrução de estereótipos, principalmente através da participação em conferências, seminários, workshops e ações de formação.

 

d) Promover um diálogo construtivo entre a academia e os decisores políticos com vista a potenciar a igualdade de oportunidades e os Direitos Humanos tendo como cerne a população cigana.

 

e) Dar continuidade à Coleção Olhares, publicando, em edição impressa, investigação científica já realizada (resultados de projetos de investigação, dissertações de mestrado ou teses de doutoramento), com particular interesse para o conhecimento das comunidades ciganas e a decisão política sustentada.

 

f) Sem prejuízo da criação de outras coleções, criar a Coleção Estudos OBCIG, em edição impressa, com o objetivo de promover a produção de investigação científica temática nas áreas da Estratégia ou afins.

 

g) Disponibilizar, nomeadamente no sítio do OBCIG, investigação realizada e não publicada, como dissertações de mestrado e teses de doutoramento.

 

h) Promover a edição de brochuras que contribuam para a desconstrução, cientificamente sustentada, de estereótipos.

 

i) Promover conferências nacionais e internacionais, nomeadamente nos vários eixos da Estratégia Nacional para a integração das comunidades ciganas (ENICC).

 

j) Estabelecer uma rede de parcerias com Centros de Investigação nacionais e internacionais.

 

k) Participar em projetos de investigação internacionais que visem aprofundar conhecimento existente ou produzir novo conhecimento sobre a população cigana numa perspetiva comparada.

 

l) Participar em redes académicas de promoção e divulgação científicas e de políticas sociais.

 

m) Criar uma rede internacional de parcerias com organizações não governamentais que trabalhem com população cigana e, globalmente, com problemáticas relativas a Direitos Humanos.

 

n) Criar uma Newsletter de caráter científico e informativo.

 

o) Participar em congressos, conferências e seminários nacionais e internacionais, divulgando a atividade científica do OBCIG e as políticas públicas para a integração da população cigana.

 

p) Participar em reuniões internacionais de relevância face aos objetivos do OBCIG e, globalmente, do ACM.

 

 

Artigo 3.º

Estrutura

1. O OBCIG é dirigido por um/a Coordenador/a, com um perfil preferencialmente académico, doutorado/a ou com experiência profissional relevante na área de estudos das comunidades ciganas.

 

2. O/A Coordenador/a é designado/a por despacho do Alto-Comissário por um período de um ano, sucessivamente renovável por idênticos períodos.

 

3. O/A Coordenador/a do OBCIG desempenha as suas funções com autonomia científica, sem prejuízo de articulação com o ACM em todas as decisões estratégicas necessárias a uma articulação em consonância com os princípios, valores e políticas do ACM.

 

4. O/A Coordenador/a do OBCIG é auxiliado na sua missão por um número não inferior a dois técnicos operacionais, podendo recorrer, para o exercício das suas funções, aos demais departamentos do ACM, nomeadamente ao Núcleo de Apoio às Comunidades Ciganas (GACI), bem como a colaboradores/as externos.

 

Artigo 4.º

Orçamento

1. O OBCIG possui um orçamento próprio, integrado no orçamento do ACM.

 

2. A gestão orçamental do OBCIG pertence ao ACM.

 

 

Artigo 5.º

Plano de atividades e Relatório

1. A missão e atribuições do OBCIG concretizam-se no plano de atividades, a apresentar anualmente pelo/a Coordenador/a do OBCIG ao Alto-Comissário, sendo por este aprovado.

 

2. O plano de atividades poderá ser objeto de alterações sempre que se considerar necessário, ficando as mesmas sujeitas à aprovação do/a Coordenador/a do OBCIG e homologadas pelo Alto-Comissário.

 

3. A concretização do plano de atividades será plasmada em relatório anual elaborado pelo/a Coordenador/a, a aprovar pelo Alto-Comissário.

 

 

Artigo 6.º

(entrada em vigor)

O presente regulamento entra em vigor na data da sua homologação.

 

 


Coleção Olhares N.º 8


Olhares n.º 8 MJCN

Olhares n.º 8 MJCN (Version 1.1)

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Seleção ObCig MJCN

Pereira, A. C. (2020, 12 de julho). “Há 25 mil ciganos nas escolas e os resultados estão a melhorar” [Versão eletrónica]. Público

 

Pereira, A. C. (2020, 12 de julho). “Quem pediu ferramentas pedagógicas para criar uma nova relação entre escolas e ciganos?” [Versão eletrónica]. Público

 

Soares, Tiago (2020, 28 de junho). “Ciganos ‘traiçoeiros’, jeovás ‘fanáticos’: o preconceito nas decisões judiciais" [Versão eletrónica]. Expresso.

 

Barata, Alexandra (2020, 27 de junho). "Lamento mas o lugar já está ocupado". [Versão eletrónica]. JN.

 

Grande Reportagem Antena 1 (2020, 24 de junho). "Este país ainda não é para ciganos" [Programa de rádio]. Antena 1.

 

Christiana Martins (2020, 20 de junho). “INE prepara inquérito sobre origem etnicorracial dos portugueses” [Versão eletrónica]. Expresso.

 

RUM - Rádio Universitária do Minho (2020, 4 de junho). "Entrevista com Maria José Casa-Nova" [Podcast do Programa de rádio].

 

Pereira, A. C. (2020, 25 de março). “Como estão as comunidades ciganas a enfrentar a epidemia em acampamentos sem água corrente?” [Versão eletrónica]. Público

 

Garcia, C. (2020, 31 de janeiro). “Maria José Casa-Nova: ‘Temos jovens no ensino superior que não dizem que são ciganos, para não serem estigmatizados’” [Versão eletrónica]. Jornal de Leiria.

 

Silva, R. S. (2020, 30 de janeiro). “Racismo e xenofobia” [Versão eletrónica]. Jornal de Leiria

 

Pereira, A. C. (2020, 27 de janeiro). “Portugal instado a enfrentar racismo contra os ciganos” [Versão eletrónica]. Público

 

Viana, M. (2019, 20 de novembro). “Projecto ‘RISE’ permitiu reduzir taxa de abandono escolar da comunidade cigana” [Versão eletrónica]. Correio do Minho

 

Oliveira, L. (2019, 19 de novembro). “RISE dá origem a guia de boas práticas para sucesso escolar de ciganos” [Versão eletrónica]. RUM - Rádio Universitária do Minho

 

Lusa (2019, 19 de novembro). “Projecto de “inclusão emancipada” diminui absentismo escolar entre crianças ciganas” [Versão eletrónica]. Público

 

Lusa (2019, 19 de novembro). “Colocar o ‘aluno no centro das atenções’. Projeto diminui insucesso escolar entre crianças ciganas” [Versão eletrónica]. TSF Rádio Notícias

 

Porto Canal (2019, 14 de novembro). “Pontos nos ii - A educação escolar é uma dimensão fundamental da integração da população cigana” [Programa de televisão].

 

Porto Canal (2019, 13 de novembro). “Pontos nos ii - etnia cigana” [Programa de televisão]. 

 

Barros, J.P. (2019, 5 de agosto). “Portugal precisa de mais quotas? O debate sobre as desigualdades ainda vai no adro” [Versão eletrónica]. Rádio Renascença

 

Universidade Lusófona do Porto (2019, 06 de junho). “Ciberjornalismo - Onde está a voz das comunidades ciganas nos média?” [Sítio institucional]. 

 

(2019, 15 de maio). “Projecto SIM na RCB XXX” [Programa de rádio]. 

 

(2019, 07 de abril). “Ciganos temem ‘cadastro étnico’” [Versão eletrónica]. Expresso

 

(2019, 14 de março). “Este país ainda há de ser para ciganos” [Versão eletrónica]. Notícias Magazine

 

(2018, 5 de setembro). “Tribunal de Portalegre autoriza menina cigana a abandonar a escola” [Versão eletrónica]. Sol

 

RTP (2018, 16 de abril). “3 às 10. Entrevista a Maria José Casa-Nova (min. 19-32)” [Programa de televisão]. 

 

Barreto, D. (2018, 09 de abril). “Há cada vez mais crianças ciganas na escola” [Versão eletrónica]. Sábado

 

RTP (2018, 08 de abril). “Maria José Casa-Nova. Entrevista da jornalista Rosa Azevedo à coordenadora do observatório das comunidades ciganas” [Reportagem / Entrevista Manhã 1]. 

 

(2018, 23 de março). “Alteridade: ‘e se o outro não estivesse aí’?” [Versão eletrónica]. NÓS - Jornal Online da UMinho

 

Moreira, L. (2018, 14 de março). “Professora da UMinho coordena Observatório das Comunidades Ciganas” [Versão eletrónica]. O Minho

 

Pereira, A. C. (2018, 4 de março). “Até nas escolas ‘há uma tendência para segregar’ os ciganos” [Versão eletrónica]. Público

 

SIC Notícias. (2018, 23 de fevereiro). “Uma escola básica em Famalicão tem apenas alunos de etnia cigana” [Programa de televisão].

 

Pereira, A. C. (2018, 16 de fevereiro). “Inspecção da Educação averigua escola que só tem crianças de etnia cigana” [Versão eletrónica]. Público

 

Pereira, A. C. (2018, 30 de janeiro). “Maria José Casa-Nova é nova coordenadora do Observatório” [Versão eletrónica]. Público.


EDUCAÇÃO

Ferreira, Carla Marina Morais (s/d)). A Relação entre a Escola, as Crianças Ciganas e as suas Famílias (Dissertação de Mestrado, Jean Piaget de Almada, Portugal). 
Henriques, Ana Maria Velho de Matos (s/d). Inclusão dos Alunos Ciganos no Contexto Escolar (Dissertação de Mestrado, Jean Piaget de Almada, Portugal).
 

Outros

Alpalhão, Margarida Maria de Jesus Santos (2008). O Amor nos Livros de Cavalarias – O Palmeirim de Inglaterra de Francisco de Moraes: edição e estudo (Tese de Doutoramento, Universidade Nova de Lisboa, Portugal). 

Bento, Idália Cristina Lopes (2018). Um Estudo Exploratório em Contexto de Marginalização e Exclusão (Dissertação de Mestrado, Instituto Politécnico de Leiria, Portugal).

Cruz, Filomena Manuel Leitão de Sousa Jaco (2019). Os Ciganos na Imprensa Portuguesa: Uma análise de conteúdo das notícias do Correio da Manhã e do Público (Dissertação de Mestrado, Universidade do Porto, Portugal). 

Fernandes, Patrícia Daniela Coito (2018). Rostos que Integram a Sociedade: Comunidade Cigana e Serviço Social (Dissertação de Mestrado, ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal). 

Martins, Bárbara (2019). A Perspetiva da Violência Familiar na Voz da Comunidade Cigana. (Dissertação de Mestrado, Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Portugal).

Neves, Hélia Sofia de Faria (2015). Inventário Home Observation for Measurement of the Environment (HOME) para Crianças dos Zero aos Cinco Anos de Famílias Culturalmente Diversas: uma análise crítica (Dissertação de Mestrado, ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal). 

Nogueira, Rita da Luz Martins Cantanhede (2014). Auto-regulação Emocional em Crianças e Adolescentes de Diferentes Etnias (Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, Portugal). 

Sebastião, Cláudia Domingues (2011). As Televisões e o Prolongamento do Acontecimento: o Caso Quinta da Fonte (Dissertação de Mestrado, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Portugal).

Tavares, Leonor Alexandra da Cruz (2009). A Construção Mediática das Minorias: o caso do “Tiroteio da Quinta da Fonte” (Dissertação de Mestrado, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Portugal). 

Tomé, Maria da Conceição (2009). O Outro na Literatura Juvenil do Novo Milénio: Vozes, silêncios e (con)figurações (Tese de Doutoramento, Universidade Aberta, Portugal).

 


SAÚDE

Luz, Andreia Rocha Custódio da (2010). Deficiência na Desidrogenase dos Ésteres Acil-coenzima A de Cadeia Média numa População Portuguesa: caracterização molecular e funcional (Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, Portugal). 

Monteiro, Ana Carolina Braga (2019). Educação para a Saúde na Melhoria de Estilos de Vida de Crianças e Jovens Ciganas que Frequentam um Projeto de Inclusão Social (Dissertação de Mestrado, Universidade do Minho, Portugal). 

Nunes, Liliana Amador (2014). Promoção da Saúde da Criança/do Jovem e Família de Cultura Cigana (Dissertação de Mestrado, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal). 

Santos, Susana Ermelinda Ferreira dos (2016). A Inclusão da Comunidade Cigana: Um projeto de saúde escolar no concelho do Seixal (Dissertação de Mestrado, Universidade de Évora, Portugal). 

Silva, Andreia Filipa Ferreira e (2011). Supervisão em Educação para a Saúde num Contexto Não-formal: percursos de uma prática reflexiva com crianças carenciadas (Dissertação de Mestrado, Universidade do Minho, Portugal). 

Silva Júnior, Aluízio de Azevedo (2018). Produção Social dos Sentidos em Processos Interculturais de Comunicação e Saúde: a apropriação das políticas públicas de saúde para ciganos no Brasil e em Portugal (Tese de Doutoramento, Fundação Oswaldo Cruz, Brasil).

Vicente, Maria José (2009). As Comunidades Ciganas e a Saúde: um primeiro retrato nacional. Porto, REAPN Portugal.


Newsletter 24 junho 2020

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