Coleção Olhares N. 9


Colecao_Olhares_9_capa.png

Colecao_Olhares_9_capa.png (Versão 1.0)

Uploaded by Editor, 06-01-2020 15:58
Comentários
Ainda não há comentários. Seja o primeiro.

OLHARES-9_online.pdf

Coleção Olhares N. 12


Coleção Olhares N. 11


Coleção Olhares N. 10


Colecao_Olhares_12_capa.png

Colecao_Olhares_12_capa.png (Versão 1.0)

Uploaded by Editor, 06-01-2020 15:32
Comentários
Ainda não há comentários. Seja o primeiro.

Colecao_Olhares_11_capa.png

Colecao_Olhares_10_capa.png

COLECAO_OLHARES_12_Políticas Sociais e RSI.pdf

COLECAO_OLHARES_11_perspetivas em torno da Reinserção Social.pdf

COLECAO_OLHARES_10_Ciganos e Literacia Digital.pdf

Intro Newsletter

A Newsletter do OBCIG pretende ser um meio de comunicação com a sociedade alargada, visando a divulgação e reflexão científicas e de desconstrução de estereótipos, a promoção do conhecimento de pessoas ciganas, estudantes ou a trabalhar nas mais variadas áreas de intervenção, de divulgação do trabalho desenvolvido e a desenvolver por associações ciganas, mediadores/as interculturais e outros atores e organizações da sociedade civil, bem como de informação sobre acontecimentos relevantes, nacionais e internacionais.
 
 

Newsletter dezembro de 2018

 

Newsletter julho de 2018

 


Newsletter dezembro 2019

Capa da Newsletter dezembro 2019

Direitos Humanos em destaque na Newsletter de dezembro 2019

Seminário Internacional “Olhares Plurais sobre Integração”

Imagem em Destaque
Seminário Internacional “Olhares Plurais sobre Integração”
O Seminário Internacional “Olhares Plurais sobre Integração”, promovido pelo ACM, através do Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig), decorreu esta quinta-feira, dia 19 de dezembro, na presença da Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, que fez questão de destacar, na ocasião, a aposta do Governo em políticas de integração baseadas no “envolvimento de pessoas ciganas como protagonistas e não apenas como objeto de estudo”.
A iniciativa, que contou com a presença da Coordenadora do ObCig, Maria José Casa-Nova, e da Presidente da Associação letras Nómadas, Olga Mariano, incluiu a apresentação de três novas publicações deste Observatório, no âmbito da sua “Coleção Olhares”: “Quando sair só quero trabalhar como aqui: perspetivas em torno da Reinserção Social das mulheres ciganas no pós-reclusão”, da autoria de Andreia Brito, Assistente Social; “As políticas sociais RSI e o PER, como instrumento de integração social das famílias ciganas“, de Ana Vilaverde, Socióloga; e “Ciganos e Literacia digital: um estudo de caso no distrito de Évora”, de Carlos Medinas, Técnico Superior.
A Secretária de Estado realçou o papel fulcral dos estudos desenvolvidos pelo ObCig no combate aos estereótipos existentes em relação às comunidades ciganas, destacando o facto das três obras agora lançadas “mostrarem as várias situações de vulnerabilidade das populações ciganas”. Para fazer face à “exclusão histórica” destas comunidades, a Secretária de Estado manifestou a sua confiança nas mais recentes políticas de integração, plasmadas em iniciativas como a Mediação Intercultural, em programas como o OPRE - Programa Operacional Para a Promoção da Educação e o ROMA Educa, bem como na intervenção dos projetos do Programa Escolhas que integram pessoas ciganas.
A adequação dos serviços públicos às necessidades das comunidades ciganas, bem como a capacitação dos profissionais em conformidade, os programas de habitação, o acesso às tecnologias e a aposta na educação não formal são, por sua vez, fatores cruciais que carecem ainda de muito trabalho.
Este Seminário Internacional acolheu ainda um momento dedicado à conferência “Processos de integração y lógicas de exclusão”, com a intervenção de Sílvia Carrasco Pons, da Universidade Autónoma de Barcelona.

Conferência Nacional RISE (Roma Inclusive School Experiences)

19 nov 2019

Conferência Nacional RISE (Roma Inclusive School Experiences)

Esta Conferência Nacional pretende dar conta dos resultados alcançados com o projeto RISE, na linha do desenvolvimento de algumas políticas educativas recentes, e da implementação da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas.

A apresentação e o programa da conferência poderão ser consultados em:

https://www.ie.uminho.pt/pt/_layouts/15/UMinho.PortaisUOEI.UI/Pages/EventsDetail.aspx?id=55296#.

A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição para o email conf2019rise@gmail.com, até às 13h do dia 18. 

 

 

Universidade do Minho, Braga

Ciclo de Conferências “Comunidades Ciganas: Inclusão e Sucesso Educativo”

10 dez 2019

 

Ciclo de Conferências "Comunidades Ciganas: Inclusão e Sucesso Educativo" 

A Direção-Geral da Educação e o ACM irão promover, no próximo dia 10 de dezembro, entre as 10 e as 17 horas, no Agrupamento de Escolas Ordem de Sant’iago, em Setúbal, o Ciclo de Conferências “Comunidades Ciganas: Inclusão e Sucesso Educativo”. A iniciativa, que irá contar com a presença da Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, e da Secretária de Estado da Educação, Susana Amador, permitirá o debate de temas associados à educação e à integração das comunidades ciganas. O Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, irá intervir na sessão de encerramento.

Inscreva-se, até dia 8 de dezembro, em https://bit.ly/37YH256.

 

 

 

 

 

 

Agrupamento de Escolas Ordem de Sant'Iago, Setúbal

Seminário Internacional “Olhares Plurais sobre Integração”

19 dez 2019

 

Seminário Internacional “Olhares Plurais sobre Integração

“Olhares Plurais sobre Integração” é o título do próximo Seminário Internacional que será promovido no âmbito das atividades do Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig), unidade informal que funciona junto do ACM. A Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, participará na iniciativa que incluirá a apresentação de três publicações da “Coleção Olhares” e que decorrerá no dia 19 de dezembro, entre as 9h30 e as 16h30, no auditório do Caleidoscópio, no Campo Grande, em Lisboa.

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição para obcig@acm.gov.pt, até às 19 horas, de dia 18 de dezembro; e à lotação da sala.

Aceda ao Convite e ao Programa. Obtenha mais informação através do e-mail: obcig@acm.gov.pt

 

 

 

 

 

Caleidoscópio - Auditório | ULisboa - Universidade de Lisboa, Lisboa

Ativado por Liferay