Contactos e Ligações Úteis

3.ª edição do “Prémio ObCig Empresas Integradoras” - Candidaturas de 14 de maio a 30 de junho

Imagem em Destaque
3.ª edição do “Prémio ObCig Empresas Integradoras” - Candidaturas de 14 de maio a 30 de junho

O Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) vai promover a 3.ª edição do “Prémio ObCig Empresas Integradoras”.

A iniciativa, criada em 2019 para distinguir empresas que desempenham um papel importante na integração laboral de pessoas ciganas, volta este ano com um período de candidaturas de 14 de maio a 30 de junho.

Consulte o Regulamento.

 


2.ª edição do "Prémio ObCig Pessoa de Mérito" - Candidaturas de 14 de maio a 30 de junho

Imagem em Destaque
2.ª edição do "Prémio ObCig Pessoa de Mérito" - Candidaturas de 14 de maio a 30 de junho

O Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) promove este ano a 2.ª edição do “Prémio ObCig Pessoa de Mérito”, com o objetivo de reconhecer pessoas que desenvolvam, há mais de 10 anos, trabalho maioritariamente voluntário no âmbito da integração de pessoas ciganas.

A abertura de Candidaturas está prevista de 14 de maio a 30 de junho.

Consulte o Regulamento.


Prémio OBCIG Pessoa de Mérito 2020

1.ª Edição do Prémio OBCIG Pessoa de Mérito

Atribuição do Prémio a Olga Mariano, em 26 de novembro de 2020, no Seminário Internacional “Desafios Digitais no Ensino Superior”, organizado pelo ObCig, em formato digital. As candidaturas decorreram de 1 de junho a 17 de julho de 2020, em conformidade com o Regulamento.


Prémio OBCIG Empresas Integradoras 2020

2.ª Edição do Prémio OBCIG Empresas Integradoras 

Atribuição do Prémio ao dst group, em 26 de novembro de 2020, no Seminário Internacional “Desafios Digitais no Ensino Superior”, organizado pelo ObCig, em formato digital. As candidaturas decorreram de 1 de junho a 17 de julho de 2020, em conformidade com o Regulamento.


Prémio OBCIG Empresas Integradoras 2019

 

 

1.ª Edição do Prémio OBCIG Empresas Integradoras

Atribuição do Prémio ao dst group, em 8 de abril de 2019, numa cerimónia comemorativa do Dia Internacional das Pessoas Ciganas, organizada pelo ACM, I.P., na Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal).


Intro Prémios OBCIG

Prémio OBCIG Empresas Integradoras foi criado em 2019 para distinguir empresas que desempenham um papel importante na integração laboral de pessoas ciganas. Esta distinção, dirigida a organizações empresariais que empreguem cinco ou mais pessoas ciganas com contrato assinado, tem também o objetivo de inspirar outras entidades empregadoras a intervir na implementação e desenvolvimento de políticas e práticas empresariais promotoras da diversidade cultural, do combate à discriminação em razão da origem étnica e da integração das pessoas ciganas, residentes em território português.

Prémio OBCIG Pessoa de Mérito foi criado em 2020 com o objetivo de dar o devido reconhecimento a pessoas que desenvolvam, há 10 ou mais anos, trabalho maioritariamente de cariz voluntário no âmbito da integração de pessoas ciganas. O ObCig pretende, assim, distinguir pessoas cuja filosofia de vida, princípios, valores e práticas se pautam pela participação, envolvimento e cidadania ativa crítica, emancipatória e humanista, promovendo, através do voluntariado, a diversidade cultural, o combate à discriminação em razão da origem étnica e a integração das pessoas ciganas residentes em território nacional.


Intro Dissertações Teses e Relatórios

As análises e posicionamentos veiculados pelos estudos disponibilizados nesta secção são da exclusiva responsabilidade dos/as seus/suas autores/as e não vinculam o ObCig e o ACM, I.P.


Intro Coleção Olhares

A Coleção Olhares, criada em 2005, conta com 13 números publicados. O ObCig renova a aposta nesta coleção, que tem o suporte papel e digital, pretendendo divulgar estudos, trabalhos e/ou teses com particular interesse para a temática das comunidades ciganas. Estes estudos são da responsabilidade do/a investigador/a ou da equipa que o propõe.


intro estudos OBCIG

Esta coleção promove a produção de um conjunto de estudos temáticos e/ou relevantes para a temática das comunidades ciganas, nomeadamente para o desenho, acompanhamento e avaliação de políticas públicas neste domínio.


Edição de Dissertações de Mestrado, Teses de Doutoramento e Projetos de Investigação - Candidaturas de 1 de maio a 16 de julho

Imagem em Destaque
Edição de Dissertações de Mestrado, Teses de Doutoramento e Projetos de Investigação - Candidaturas de 1 de maio a 16 de julho

Com o intuito de dar continuidade à Coleção Olhares, o Observatório das Comunidades Ciganas (OBCIG) vai abrir, de 1 de maio a 16 de julho, o período de candidaturas à apresentação de Dissertações de Mestrado, Teses de Doutoramento e Projetos de Investigação. Este processo dirige-se a Mestres e Doutores/as, devendo os estudos realizados sobre as pessoas ciganas abordar, preferencialmente, problemáticas como a Educação, a Saúde, a Integração no Mercado de Trabalho, a Igualdade e as Relações Sociais de Género, as Experiências de Discriminação, as Práticas de Integração das Pessoas Ciganas nos Territórios, a Situação de Pessoas Ciganas Itinerantes e a Mediação Intercultural.

Para mais informações, consulte o Edital de 2021.


Seleção ObCig MJCN

 

Lusa (2021, 15 de abril). "Observatório das Comunidades Ciganas defende 'Educação Intercultural'" [Versão eletrónica]. Notícias ao Minuto.

 

Peixoto, M. e Esteves, M. (2021, 27 de janeiro). "Ventura teve mais votos nos concelhos onde há mais ciganos?" [Versão eletrónica]. Jornal de Negócios. 

 

Rocha, S. M. (2021, 8 de janeiro). "Quem é a mulher cigana e porque vai muito além de um estereótipo" [Programa de rádio]. TSF.

 

Pereira, A. C. (2020, 12 de julho). “Há 25 mil ciganos nas escolas e os resultados estão a melhorar” [Versão eletrónica]. Público. 

 

Pereira, A. C. (2020, 12 de julho). “Quem pediu ferramentas pedagógicas para criar uma nova relação entre escolas e ciganos?” [Versão eletrónica]. Público

 

Soares, Tiago (2020, 28 de junho). “Ciganos ‘traiçoeiros’, jeovás ‘fanáticos’: o preconceito nas decisões judiciais" [Versão eletrónica]. Expresso.

 

Barata, Alexandra (2020, 27 de junho). "Lamento mas o lugar já está ocupado" [Versão eletrónica]. JN.

 

Grande Reportagem Antena 1 (2020, 24 de junho). "Este país ainda não é para ciganos" [Programa de rádio]. Antena 1.

 

Christiana Martins (2020, 20 de junho). “INE prepara inquérito sobre origem etnicorracial dos portugueses” [Versão eletrónica]. Expresso.

 

RUM - Rádio Universitária do Minho (2020, 4 de junho). "Entrevista com Maria José Casa-Nova" [Podcast do Programa de rádio].

 

Pereira, A. C. (2020, 25 de março). “Como estão as comunidades ciganas a enfrentar a epidemia em acampamentos sem água corrente?” [Versão eletrónica]. Público

 

Garcia, C. (2020, 31 de janeiro). “Maria José Casa-Nova: ‘Temos jovens no ensino superior que não dizem que são ciganos, para não serem estigmatizados’” [Versão eletrónica]. Jornal de Leiria.

 

Silva, R. S. (2020, 30 de janeiro). “Racismo e xenofobia” [Versão eletrónica]. Jornal de Leiria

 

Pereira, A. C. (2020, 27 de janeiro). “Portugal instado a enfrentar racismo contra os ciganos” [Versão eletrónica]. Público

 

Viana, M. (2019, 20 de novembro). “Projecto ‘RISE’ permitiu reduzir taxa de abandono escolar da comunidade cigana” [Versão eletrónica]. Correio do Minho

 

Oliveira, L. (2019, 19 de novembro). “RISE dá origem a guia de boas práticas para sucesso escolar de ciganos” [Versão eletrónica]. RUM - Rádio Universitária do Minho

 

Lusa (2019, 19 de novembro). “Projecto de “inclusão emancipada” diminui absentismo escolar entre crianças ciganas” [Versão eletrónica]. Público

 

Lusa (2019, 19 de novembro). “Colocar o ‘aluno no centro das atenções’. Projeto diminui insucesso escolar entre crianças ciganas” [Versão eletrónica]. TSF Rádio Notícias

 

Porto Canal (2019, 14 de novembro). “Pontos nos ii - A educação escolar é uma dimensão fundamental da integração da população cigana” [Programa de televisão].

 

Porto Canal (2019, 13 de novembro). “Pontos nos ii - etnia cigana” [Programa de televisão]. 

 

Barros, J.P. (2019, 5 de agosto). “Portugal precisa de mais quotas? O debate sobre as desigualdades ainda vai no adro” [Versão eletrónica]. Rádio Renascença

 

Universidade Lusófona do Porto (2019, 06 de junho). “Ciberjornalismo - Onde está a voz das comunidades ciganas nos média?” [Sítio institucional]. 

 

(2019, 15 de maio). “Projecto SIM na RCB XXX” [Programa de rádio]. 

 

(2019, 07 de abril). “Ciganos temem ‘cadastro étnico’” [Versão eletrónica]. Expresso

 

(2019, 14 de março). “Este país ainda há de ser para ciganos” [Versão eletrónica]. Notícias Magazine

 

(2018, 5 de setembro). “Tribunal de Portalegre autoriza menina cigana a abandonar a escola” [Versão eletrónica]. Sol

 

RTP (2018, 16 de abril). “3 às 10. Entrevista a Maria José Casa-Nova (min. 19-32)” [Programa de televisão]. 

 

Barreto, D. (2018, 09 de abril). “Há cada vez mais crianças ciganas na escola” [Versão eletrónica]. Sábado

 

RTP (2018, 08 de abril). “Maria José Casa-Nova. Entrevista da jornalista Rosa Azevedo à coordenadora do observatório das comunidades ciganas” [Reportagem / Entrevista Manhã 1]. 

 

(2018, 23 de março). “Alteridade: ‘e se o outro não estivesse aí’?” [Versão eletrónica]. NÓS - Jornal Online da UMinho

 

Moreira, L. (2018, 14 de março). “Professora da UMinho coordena Observatório das Comunidades Ciganas” [Versão eletrónica]. O Minho

 

Pereira, A. C. (2018, 4 de março). “Até nas escolas ‘há uma tendência para segregar’ os ciganos” [Versão eletrónica]. Público

 

SIC Notícias. (2018, 23 de fevereiro). “Uma escola básica em Famalicão tem apenas alunos de etnia cigana” [Programa de televisão].

 

Pereira, A. C. (2018, 16 de fevereiro). “Inspecção da Educação averigua escola que só tem crianças de etnia cigana” [Versão eletrónica]. Público

 

Pereira, A. C. (2018, 30 de janeiro). “Maria José Casa-Nova é nova coordenadora do Observatório” [Versão eletrónica]. Público.


“Direitos Humanos em Contexto de Pandemia” Newsletter OBCIG de dezembro de 2020

Imagem em Destaque
“Direitos Humanos em Contexto de Pandemia” Newsletter OBCIG de dezembro de 2020
O Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) convida-o/a a conhecer o mais recente número da Newsletter OBCIG (dezembro 2020) dedicado ao tema “Direitos Humanos em Contexto de Pandemia” e disponível aqui.

“Mulheres em Contexto de Pandemia” Newsletter 8 de abril de 2021

Imagem em Destaque
“Mulheres em Contexto de Pandemia” Newsletter 8 de abril de 2021

Por ocasião do 50.º aniversário do Dia Internacional das Pessoas Ciganas, o Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) convida-o/a a conhecer o novo número da Newsletter ObCig (8 de abril de 2021) dedicado ao tema “Mulheres em Contexto de Pandemia”.


HABITAÇÃO

 

Intro Newsletter

A Newsletter do OBCIG pretende ser um meio de comunicação com a sociedade alargada, visando a divulgação e reflexão científicas e de desconstrução de estereótipos, a promoção do conhecimento de pessoas ciganas, estudantes ou a trabalhar nas mais variadas áreas de intervenção, de divulgação do trabalho desenvolvido e a desenvolver por associações ciganas, mediadores/as interculturais e outros atores e organizações da sociedade civil, bem como de informação sobre acontecimentos relevantes, nacionais e internacionais.

 


Newsletter

Conversas com... Alexandra Castro e Benjamim Barão

25 mar 2021

Conversas com...
O Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) organiza a segunda "Conversa com..." no próximo dia 25 de março de 2021 às 10h30. Esta sessão será dedicada ao tema "Habitação condigna e bons lugares: políticas e contextos" e contará com a presença de Alexandra Castro e Benjamim Barão.
Inscrições até dia 24 de março em: obcig@acm.gov.pt.
O link para aceder à conversa será enviado após inscrição e mais próximo da data do evento.
Consulte o cartaz aqui.

 

 

 

 

 

 

Formato Online

Tertúlia 8 de abril de 2021

08 abr 2021

ACM e ObCig promovem tertúlia "Ao redor da liberdade: Mulheres em contexto de pandemia”

O Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e o Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) irão promover no próximo dia 8 de abril, entre as 10h00 e as 12h00, online, a tertúlia “Ao redor da liberdade: Mulheres em contexto de pandemia”.  A iniciativa, que assinala o 50.º aniversário do Dia Internacional das Pessoas Ciganas, conta com a participação da Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira.

A sessão reunirá diversos rostos e vozes femininos com o objetivo de proporcionar a reflexão conjunta e o diálogo sobre os impactos da pandemia da COVID-19 e da crise económica e social emergente na organização do quotidiano das mulheres portuguesas ciganas. Consulte o cartaz.

A participação é livre, mas sujeita a inscrição, até pelas 17h00 do dia 7 de abril, através do preenchimento do formulário disponível aqui.

O link para participação na tertúlia será enviado, após confirmação, para o e-mail indicado no formulário de inscrição.

 

 

 

Formato Online

Coleção Olhares N.º 12