Seleção ObCig MJCN

 

CNN Portugal (2022, 17 de janeiro). "Que fatores contribuem para o abandono escolar na comunidade cigana?" [Programa de televisão].

 

Pereira, A. C. (2021, 29 de agosto). "'E porque não empregar pessoas ciganas? Não precisam de condições materiais de existência'" [Versão impressa]. Público.

 

Lusa (2021, 15 de abril). "Observatório das Comunidades Ciganas defende 'Educação Intercultural'" [Versão eletrónica]. Notícias ao Minuto.

 

Peixoto, M. e Esteves, M. (2021, 27 de janeiro). "Ventura teve mais votos nos concelhos onde há mais ciganos?" [Versão eletrónica]. Jornal de Negócios. 

 

Rocha, S. M. (2021, 8 de janeiro). "Quem é a mulher cigana e porque vai muito além de um estereótipo" [Programa de rádio]. TSF.

 

Pereira, A. C. (2020, 12 de julho). “Há 25 mil ciganos nas escolas e os resultados estão a melhorar” [Versão eletrónica]. Público. 

 

Pereira, A. C. (2020, 12 de julho). “Quem pediu ferramentas pedagógicas para criar uma nova relação entre escolas e ciganos?” [Versão eletrónica]. Público

 

Soares, Tiago (2020, 28 de junho). “Ciganos ‘traiçoeiros’, jeovás ‘fanáticos’: o preconceito nas decisões judiciais" [Versão eletrónica]. Expresso.

 

Barata, Alexandra (2020, 27 de junho). "Lamento mas o lugar já está ocupado" [Versão eletrónica]. JN.

 

Grande Reportagem Antena 1 (2020, 24 de junho). "Este país ainda não é para ciganos" [Programa de rádio]. Antena 1.

 

Christiana Martins (2020, 20 de junho). “INE prepara inquérito sobre origem etnicorracial dos portugueses” [Versão eletrónica]. Expresso.

 

RUM - Rádio Universitária do Minho (2020, 4 de junho). "Entrevista com Maria José Casa-Nova" [Podcast do Programa de rádio].

 

Pereira, A. C. (2020, 25 de março). “Como estão as comunidades ciganas a enfrentar a epidemia em acampamentos sem água corrente?” [Versão eletrónica]. Público

 

Garcia, C. (2020, 31 de janeiro). “Maria José Casa-Nova: ‘Temos jovens no ensino superior que não dizem que são ciganos, para não serem estigmatizados’” [Versão eletrónica]. Jornal de Leiria.

 

Silva, R. S. (2020, 30 de janeiro). “Racismo e xenofobia” [Versão eletrónica]. Jornal de Leiria

 

Pereira, A. C. (2020, 27 de janeiro). “Portugal instado a enfrentar racismo contra os ciganos” [Versão eletrónica]. Público

 

Viana, M. (2019, 20 de novembro). “Projecto ‘RISE’ permitiu reduzir taxa de abandono escolar da comunidade cigana” [Versão eletrónica]. Correio do Minho

 

Oliveira, L. (2019, 19 de novembro). “RISE dá origem a guia de boas práticas para sucesso escolar de ciganos” [Versão eletrónica]. RUM - Rádio Universitária do Minho

 

Lusa (2019, 19 de novembro). “Projecto de “inclusão emancipada” diminui absentismo escolar entre crianças ciganas” [Versão eletrónica]. Público

 

Lusa (2019, 19 de novembro). “Colocar o ‘aluno no centro das atenções’. Projeto diminui insucesso escolar entre crianças ciganas” [Versão eletrónica]. TSF Rádio Notícias

 

Porto Canal (2019, 14 de novembro). “Pontos nos ii - A educação escolar é uma dimensão fundamental da integração da população cigana” [Programa de televisão].

 

Porto Canal (2019, 13 de novembro). “Pontos nos ii - etnia cigana” [Programa de televisão]. 

 

Barros, J.P. (2019, 5 de agosto). “Portugal precisa de mais quotas? O debate sobre as desigualdades ainda vai no adro” [Versão eletrónica]. Rádio Renascença

 

Universidade Lusófona do Porto (2019, 06 de junho). “Ciberjornalismo - Onde está a voz das comunidades ciganas nos média?” [Sítio institucional]. 

 

(2019, 15 de maio). “Projecto SIM na RCB XXX” [Programa de rádio]. 

 

(2019, 07 de abril). “Ciganos temem ‘cadastro étnico’” [Versão eletrónica]. Expresso

 

(2019, 14 de março). “Este país ainda há de ser para ciganos” [Versão eletrónica]. Notícias Magazine

 

(2018, 5 de setembro). “Tribunal de Portalegre autoriza menina cigana a abandonar a escola” [Versão eletrónica]. Sol

 

RTP (2018, 16 de abril). “3 às 10. Entrevista a Maria José Casa-Nova (min. 19-32)” [Programa de televisão]. 

 

Barreto, D. (2018, 09 de abril). “Há cada vez mais crianças ciganas na escola” [Versão eletrónica]. Sábado

 

RTP (2018, 08 de abril). “Maria José Casa-Nova. Entrevista da jornalista Rosa Azevedo à coordenadora do observatório das comunidades ciganas” [Reportagem / Entrevista Manhã 1]. 

 

(2018, 23 de março). “Alteridade: ‘e se o outro não estivesse aí’?” [Versão eletrónica]. NÓS - Jornal Online da UMinho

 

Moreira, L. (2018, 14 de março). “Professora da UMinho coordena Observatório das Comunidades Ciganas” [Versão eletrónica]. O Minho

 

Pereira, A. C. (2018, 4 de março). “Até nas escolas ‘há uma tendência para segregar’ os ciganos” [Versão eletrónica]. Público

 

SIC Notícias. (2018, 23 de fevereiro). “Uma escola básica em Famalicão tem apenas alunos de etnia cigana” [Programa de televisão].

 

Pereira, A. C. (2018, 16 de fevereiro). “Inspecção da Educação averigua escola que só tem crianças de etnia cigana” [Versão eletrónica]. Público

 

Pereira, A. C. (2018, 30 de janeiro). “Maria José Casa-Nova é nova coordenadora do Observatório” [Versão eletrónica]. Público.


Intro ObCig Fact Sheets

ObCig Fact Sheets é uma publicação de textos em que são analisadas sumariamente temáticas sobre as comunidades ciganas ou com estas relacionadas. O objetivo é convidar investigadores/as que trabalhem na área das comunidades ciganas para a realização destas Fact Sheets, tendo como fim divulgar publicamente, em tempo útil, alguns dos principais resultados de trabalhos recentes realizados sobre e com estas comunidades.

 

Coordenação:  Maria José Casa-Nova

Periodicidade:  Semestral

ISSN:  2795-4528 (online)


Intro ObCig Fact Sheets

ObCig Fact Sheets é uma publicação de textos em que são analisadas sumariamente temáticas sobre as comunidades ciganas ou com estas relacionadas. O objetivo é convidar investigadores/as que trabalhem na área das comunidades ciganas para a realização destas Fact Sheets, tendo como fim divulgar publicamente, em tempo útil, alguns dos principais resultados de trabalhos recentes realizados sobre e com estas comunidades.


ObCig Fact Sheets 1

“Direitos Humanos pela voz das crianças” Newsletter ObCig de Dezembro de 2021

Imagem em Destaque
“Direitos Humanos pela voz das crianças” Newsletter ObCig de Dezembro de 2021
O Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) convida-o/a a conhecer o novo número da Newsletter OBCIG (dezembro de 2021) dedicado ao tema “Direitos Humanos pela voz das crianças”. A Newsletter encontra-se disponível aqui

Newsletter

Estudos e Publicações

ObCig Fact Sheets

ObCig Fact Sheets é uma publicação de textos em que são analisadas sumariamente temáticas sobre as comunidades ciganas ou com estas relacionadas. O objetivo é convidar investigadores/as que trabalhem na área das comunidades ciganas para a realização destas Fact Sheets, tendo como fim divulgar publicamente, em tempo útil, alguns dos principais resultados de trabalhos recentes realizados sobre e com estas comunidades.


Seminário Internacional "Educação de Adultos e Comunidades Ciganas: políticas e processos"

29 nov 2021

 

Seminário Internacional "Educação de Adultos e Comunidades Ciganas: políticas e processos"

O Seminário Internacional promovido pelo Observatório das Comunidades Ciganas realizar-se-á em formato online, no dia 29 de novembro de 2021, entre as 10h e as 17h.

A iniciativa, para além de um painel sobre contextos e práticas alusivos à temática do Seminário, incluirá uma conferência de abertura proferida pelo Prof. Ramon Flecha (Univ. de Barcelona), um painel de conferências proferidas pelo Prof. Licínio Lima (Univ. do Minho) e pelo Prof. Luís Capucha (ISCTE), e a entrega do “Prémio ObCig Pessoa de Mérito”. Conta ainda com a presença da Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, de Dirigentes de Associações Ciganas, Susana Silveira e Bruno Gonçalves, e de uma Representante da ANQEP, Alexandra Teixeira.

Consulte o cartaz e o programa e faça a sua inscrição até às 17h do dia 26 de novembro, através do seguinte formulário: https://forms.gle/5m9V3JrNuoJi9WEJA

A ligação para aceder ao Seminário Internacional será enviada por email pelas 18h do dia 26 de novembro de 2021.

 

 

 

 

 

Formato online

Contactos e Ligações Úteis

Conversas com... Maria Gil e Nuno Dias

28 out 2021

Conversas com...

 

O Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) organiza a quinta sessão de "Conversas com" no dia 28 de outubro de 2021, das 10h30 às 12h30. Esta sessão será subordinada ao tema "A Participação Político-Cívica de Pessoas Ciganas" e contará com a abertura pela Alta-comissária para as Migrações, Sónia Pereira, a presença da Ativista Maria Gil e do Sociólogo Nuno Dias, e a moderação de Liliana Moreira.

Inscrições até às 17 horas do dia 27 de outubro, através do formulário:

https://forms.gle/nu8Y5RYb5mVQ2Buu7

A ligação para aceder à sessão será enviada por email pelas 17h30 do dia 27 de outubro de 2021.

Consulte o cartaz aqui.

 

 

 

 

 

Formato online

"A Participação Político-Cívica de Pessoas Ciganas" Newsletter OBCIG de outubro de 2021

Imagem em Destaque
"A Participação Político-Cívica de Pessoas Ciganas" Newsletter OBCIG de outubro de 2021

O Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) convida-o/a a conhecer o novo número da Newsletter OBCIG (outubro de 2021) dedicado ao tema “A Participação Político-Cívica de Pessoas Ciganas”. Este número inclui também um artigo do Sr. Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Dr. Carlos Miguel. Newsletter disponível aqui.


Conversas com... Maria José Casa-Nova e Bruno Gonçalves

29 jul 2021

Conversas com...


O Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) organiza mais uma "Conversas com" no dia 29 de julho de 2021, entre as 10h30 e as 12h30. Esta conversa será dedicada ao tema "Experiências de sucesso educativo de crianças ciganas: o Projeto RISE" e contará com a abertura pela Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, a presença de Maria José Casa-Nova, Coordenadora da Equipa Portuguesa do Projeto RISE, e de Bruno Gonçalves, Dirigente Associativo, com moderação de Inês Aydin.

Inscrições até às 17 horas do dia 28 de julho, através do formulário:

https://forms.gle/amm7awBvXbqFob6M7

A ligação para aceder à sessão será enviada após a inscrição.

Consulte o cartaz aqui.

 

 

 

 

 

Formato Online

Prorrogação do prazo para apresentação de candidaturas à call para publicações

Imagem em Destaque
Prorrogação do prazo para apresentação de candidaturas à call para publicações

Informa-se que, por despacho do Sr. Vogal do Conselho Diretivo, em representação da Sra. Alta-Comissária, o prazo para apresentação de candidaturas à Edição de Dissertações de Mestrado, Teses de Doutoramento e Projetos de Investigação foi prorrogado até ao dia 10 de agosto. Consultar o Despacho e o Edital em:

Despacho de Prorrogação do Prazo - Call para Publicações

Edital de 2021

 


2.ª edição do "Prémio ObCig Pessoa de Mérito" - Candidaturas de 14 de maio a 30 de junho

Imagem em Destaque
2.ª edição do "Prémio ObCig Pessoa de Mérito" - Candidaturas de 14 de maio a 30 de junho

O Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) promove este ano a 2.ª edição do “Prémio ObCig Pessoa de Mérito”, com o objetivo de reconhecer pessoas que desenvolvam, há mais de 10 anos, trabalho maioritariamente voluntário no âmbito da integração de pessoas ciganas.

A abertura de Candidaturas está prevista de 14 de maio a 30 de junho.

Consulte o Regulamento e aceda à Declaração de Consentimento.


3.ª edição do “Prémio ObCig Empresas Integradoras” - Candidaturas de 14 de maio a 30 de junho

Imagem em Destaque
3.ª edição do “Prémio ObCig Empresas Integradoras” - Candidaturas de 14 de maio a 30 de junho

O Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) vai promover a 3.ª edição do “Prémio ObCig Empresas Integradoras”.

A iniciativa, criada em 2019 para distinguir empresas que desempenham um papel importante na integração laboral de pessoas ciganas, volta este ano com um período de candidaturas de 14 de maio a 30 de junho.

Consulte o Regulamento e aceda à Declaração de Consentimento.

 


Prorrogação do prazo para apresentação de candidaturas ao Prémio Empresas Integradoras e Prémio Pessoa de Mérito do ObCig 2021

Imagem em Destaque
Prorrogação do prazo para apresentação de candidaturas ao Prémio Empresas Integradoras e Prémio Pessoa de Mérito do ObCig 2021

School Education, Minorities and Life Opportunities. Roma Inclusive School Experiences


“Mulheres em Contexto de Pandemia” Newsletter OBCIG de 8 de abril de 2021

Imagem em Destaque
“Mulheres em Contexto de Pandemia” Newsletter OBCIG de 8 de abril de 2021

Por ocasião do 50.º aniversário do Dia Internacional das Pessoas Ciganas, o Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) convida-o/a a conhecer o novo número da Newsletter ObCig (8 de abril de 2021) dedicado ao tema “Mulheres em Contexto de Pandemia”.


"Racismo e Discriminação" Newsletter OBCIG de 24 de junho de 2021

Imagem em Destaque
"Racismo e Discriminação" Newsletter OBCIG de 24 de junho de 2021
Newsletter OBCIG de 24 de junho de 2021
Nesta data em que se evoca o Dia Nacional da Pessoa Cigana, o Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) convida-o/a a conhecer o novo número da Newsletter OBCIG (24 de junho de 2021) dedicado ao tema “Racismo e Discriminação”. Este número inclui também uma entrevista ao Coordenador do Secretariado da Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR).