Fernando Moital

Imagem em Destaque
Fernando Moital
Faleceu o Fernando Moital. Era uma notícia esperada para quem acompanhava os seus dois últimos meses de vida. Mas foi uma notícia inesperada porque não queríamos que acontecesse.
O Fernando era daqueles seres humanos que se entranham facilmente pela empatia que criava, pela sua bondade, pela sua alegria, pela sua disponibilidade para ajudar os seres humanos em situação mais vulnerável. Dedicou uma parte significativa da sua vida a lutar por melhores condições de vida para dezenas de famílias ciganas. Uma luta incansável de duas décadas, denunciando situações de injustiça, de segregação, de racismo; contactando câmaras, organizações governamentais e não governamentais, personalidades de reconhecido mérito social; criando ele próprio, sempre que possível, condições mínimas de vivência digna; lutando pela atribuição do cartão de cidadão às pessoas em situação de itinerância. Era um excelente ser humano.
Por todo este trabalho de voluntariado, foi-lhe atribuído, em 2021, durante a realização do Seminário Internacional do Observatório das Comunidades Ciganas, o Prémio ObCig Pessoa de Mérito criado em 2020. Fez um breve discurso que foi enorme no seu conteúdo. Na simplicidade onde procurava esconder a grandeza das suas acções.
Soubemos que estava doente pelo envio de um email a um conjunto de pessoas e entidades, em que referia mais uma situação de flagrante segregação e racismo de famílias ciganas “nómadas compulsivas”, como designava as famílias que não tinham acesso a habitação digna. Nessa mensagem, dizia que estava doente e sem forças para mais uma luta. Estava já gravemente doente e a sua preocupação era com os outros.
Falámos várias vezes enquanto esteve internado: do seu trabalho em prol das famílias ciganas, do que ainda gostaria de fazer, dos seus amigos, do seu filho. Numa dessas conversas dizia que, ainda em casa e com famílias ciganas com ele, estas estavam preocupadíssimas, querendo levá-lo ao hospital. Em outra conversa, animado, dizia que tinha plantado umas árvores em conjunto com um grupo de amigos e que esse grupo de amigos se alternava na rega e cuidado das mesmas. E que tinha recebido uma mensagem de um desses amigos dizendo “Fernando, hoje fui regar-te”. E o Fernando emocionou-se com este nutrir da amizade e do carinho.
Ao longo da vida vamos perdendo várias pessoas que são significativas para nós. Ficamos vazios, falta-nos quem gostamos. E a vida vai perdendo algum do seu significado. Quando essas pessoas são significativas para centenas de outras pessoas, ficam muitos vazios.
Ao pensar na morte, vem à mente uma entrevista do Frei Bento Domingues ao Público em 2011: “a morte é a gente não ter interlocutor.”
Ficamos sem um interlocutor ímpar. Mas vamos regá-lo sempre, Fernando. Como um miosótis que não parará de crescer. Tal como as suas árvores. E as acções que, também na continuidade do seu trabalho, continuaremos a realizar.
O Observatório das Comunidades Ciganas

Contactos e Ligações Úteis

Prémio OBCIG Pessoa de Mérito 2020

1.ª Edição do Prémio OBCIG Pessoa de Mérito

Atribuição do Prémio a Olga Mariano, em 26 de novembro de 2020, no Seminário Internacional “Desafios Digitais no Ensino Superior”, organizado pelo ObCig, em formato digital. As candidaturas decorreram de 1 de junho a 17 de julho de 2020, em conformidade com o Regulamento.


Prorrogação do prazo para apresentação de candidaturas à call para publicações, Coleção Projetos e Práticas de Inovação Social

Imagem em Destaque
Prorrogação do prazo para apresentação de candidaturas à call para publicações, Coleção Projetos e Práticas de Inovação Social

Informa-se que, por despacho do Sr. Vogal do Conselho Diretivo, em representação da Sra. Alta-Comissária, o prazo para apresentação de candidaturas à Edição de Projetos e Práticas de Inovação social foi prorrogado até ao dia 5 de setembro. Consultar o Despacho e o Edital em:

Despacho de Prorrogação do Prazo - Call para Publicações, Coleção Projetos e Práticas de Inovação Social

 

Edital de 2022 


Prorrogação do prazo para apresentação de candidaturas à call para publicações, Coleção Olhares

Imagem em Destaque
Prorrogação do prazo para apresentação de candidaturas à call para publicações, Coleção Olhares

Informa-se que, por despacho do Sr. Vogal do Conselho Diretivo, em representação da Sra. Alta-Comissária, o prazo para apresentação de candidaturas à Edição de Dissertações de Mestrado, Teses de Doutoramento e Projetos de Investigação foi prorrogado até ao dia 5 de setembro. Consultar o Despacho e o Edital em:

Despacho de Prorrogação do Prazo - Call para Publicações, Coleção Olhares 

 

Edital de 2022 

 


Conversas com... Diego El Gavi, Samira Silva e Tiago Pereira

28 jul 2022

Conversas com...

O Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) organiza a oitava sessão de "Conversas com" no dia 28 de julho de 2022, das 10h30 às 12h30. Esta Conversa será subordinada ao mais recente número da Newsletter OBCIG “A Música Portuguesa Cigana” e contará com a presença de Diego El Gavi, Cantor, Samira Silva, Cantora, e Tiago Pereira, Coordenador do Projeto "A Música Cigana a Gostar Dela Própria", e a moderação de Cristina Milagre, da equipa do ObCig.

Inscrições até às 17 horas do dia 27 de julho, através do formulário:

https://forms.gle/crTQuZEfkzB7LwhUA

A ligação para aceder à sessão será enviada por email pelas 17h30 do dia 27 de julho de 2022.

Consulte o cartaz aqui.

 

 

 

 

 

Formato on-line

ObCig Fact Sheets


"A Música Portuguesa Cigana" Newsletter de 24 de Junho de 2022

Imagem em Destaque
"A Música Portuguesa Cigana" Newsletter de 24 de Junho de 2022

Nesta data em que se evoca o Dia Nacional da Pessoa Cigana, o Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) convida-o/a a conhecer o novo número da Newsletter ObCig (24 de junho de 2022) dedicado ao tema “A música portuguesa cigana”. Este número inclui um artigo de Ricardo Pinto, Coordenador da EMARTE – Escola de Música e Arte; uma entrevista ao Coordenador do Projeto A Música Cigana a Gostar Dela Própria, Tiago Pereira; e conta com três testemunhos inéditos de músicos ciganos/as, Diego El Gavi, Érika Santos e Jussara Maia, na secção de Vozes Ciganas. A Newsletter encontra-se disponível aqui.


Newsletter

Seleção ObCig MJCN

 

CNN Portugal (2022, 17 de janeiro). "Que fatores contribuem para o abandono escolar na comunidade cigana?" [Programa de televisão].

 

Pereira, A. C. (2021, 29 de agosto). "'E porque não empregar pessoas ciganas? Não precisam de condições materiais de existência?'" [Versão impressa]. Público.

 

Oliveira, L. (2021, 26 de maio). "Construtora DST atribui 21 bolsas de estudo a jovens de etnia cigana" [Versão eletrónica]. RUM - Rádio Universitária do Minho

 

O Minho (2021, 26 de maio). "Construtora de Braga premiada por empregar minorias e refugiados com contrato assinado" [Versão eletrónica]. O Minho.

 

Lusa (2021, 15 de abril). "Observatório das Comunidades Ciganas defende 'Educação Intercultural'" [Versão eletrónica]. Notícias ao Minuto.

 

Peixoto, M. e Esteves, M. (2021, 27 de janeiro). "Ventura teve mais votos nos concelhos onde há mais ciganos?" [Versão eletrónica]. Jornal de Negócios. 

 

Rocha, S. M. (2021, 8 de janeiro). "Quem é a mulher cigana e porque vai muito além de um estereótipo" [Programa de rádio]. TSF.

 

Pereira, A. C. (2020, 12 de julho). "Há 25 mil ciganos nas escolas e os resultados estão a melhorar" [Versão eletrónica]. Público. 

 

Pereira, A. C. (2020, 12 de julho). “Quem pediu ferramentas pedagógicas para criar uma nova relação entre escolas e ciganos?” [Versão eletrónica]. Público

 

Soares, Tiago (2020, 28 de junho). “Ciganos ‘traiçoeiros’, jeovás ‘fanáticos’: o preconceito nas decisões judiciais" [Versão eletrónica]. Expresso.

 

Barata, Alexandra (2020, 27 de junho). "Lamento mas o lugar já está ocupado" [Versão eletrónica]. JN.

 

Grande Reportagem Antena 1 (2020, 24 de junho). "Este país ainda não é para ciganos" [Programa de rádio]. Antena 1.

 

Christiana Martins (2020, 20 de junho). “INE prepara inquérito sobre origem etnicorracial dos portugueses” [Versão eletrónica]. Expresso.

 

RUM - Rádio Universitária do Minho (2020, 4 de junho). "Entrevista com Maria José Casa-Nova" [Podcast do Programa de rádio].

 

Pereira, A. C. (2020, 25 de março). “Como estão as comunidades ciganas a enfrentar a epidemia em acampamentos sem água corrente?” [Versão eletrónica]. Público

 

Garcia, C. (2020, 31 de janeiro). “Maria José Casa-Nova: ‘Temos jovens no ensino superior que não dizem que são ciganos, para não serem estigmatizados’” [Versão eletrónica]. Jornal de Leiria.

 

Silva, R. S. (2020, 30 de janeiro). “Racismo e xenofobia” [Versão eletrónica]. Jornal de Leiria

 

Pereira, A. C. (2020, 27 de janeiro). “Portugal instado a enfrentar racismo contra os ciganos” [Versão eletrónica]. Público

 

Viana, M. (2019, 20 de novembro). “Projecto ‘RISE’ permitiu reduzir taxa de abandono escolar da comunidade cigana” [Versão eletrónica]. Correio do Minho

 

Oliveira, L. (2019, 19 de novembro). “RISE dá origem a guia de boas práticas para sucesso escolar de ciganos” [Versão eletrónica]. RUM - Rádio Universitária do Minho

 

Lusa (2019, 19 de novembro). “Projecto de “inclusão emancipada” diminui absentismo escolar entre crianças ciganas” [Versão eletrónica]. Público

 

Lusa (2019, 19 de novembro). “Colocar o ‘aluno no centro das atenções’. Projeto diminui insucesso escolar entre crianças ciganas” [Versão eletrónica]. TSF Rádio Notícias

 

Porto Canal (2019, 14 de novembro). “Pontos nos ii - A educação escolar é uma dimensão fundamental da integração da população cigana” [Programa de televisão].

 

Porto Canal (2019, 13 de novembro). “Pontos nos ii - etnia cigana” [Programa de televisão]. 

 

Barros, J.P. (2019, 5 de agosto). “Portugal precisa de mais quotas? O debate sobre as desigualdades ainda vai no adro” [Versão eletrónica]. Rádio Renascença

 

Universidade Lusófona do Porto (2019, 06 de junho). “Ciberjornalismo - Onde está a voz das comunidades ciganas nos média?” [Sítio institucional]. 

 

(2019, 15 de maio). “Projecto SIM na RCB XXX” [Programa de rádio]. 

 

(2019, 07 de abril). “Ciganos temem ‘cadastro étnico’” [Versão eletrónica]. Expresso

 

(2019, 14 de março). “Este país ainda há de ser para ciganos” [Versão eletrónica]. Notícias Magazine

 

(2018, 5 de setembro). “Tribunal de Portalegre autoriza menina cigana a abandonar a escola” [Versão eletrónica]. Sol

 

RTP (2018, 16 de abril). “3 às 10. Entrevista a Maria José Casa-Nova (min. 19-32)” [Programa de televisão]. 

 

Barreto, D. (2018, 09 de abril). “Há cada vez mais crianças ciganas na escola” [Versão eletrónica]. Sábado

 

RTP (2018, 08 de abril). “Maria José Casa-Nova. Entrevista da jornalista Rosa Azevedo à coordenadora do observatório das comunidades ciganas” [Reportagem / Entrevista Manhã 1]. 

 

(2018, 23 de março). “Alteridade: ‘e se o outro não estivesse aí’?” [Versão eletrónica]. NÓS - Jornal Online da UMinho

 

Moreira, L. (2018, 14 de março). “Professora da UMinho coordena Observatório das Comunidades Ciganas” [Versão eletrónica]. O Minho

 

Pereira, A. C. (2018, 4 de março). “Até nas escolas ‘há uma tendência para segregar’ os ciganos” [Versão eletrónica]. Público

 

SIC Notícias. (2018, 23 de fevereiro). “Uma escola básica em Famalicão tem apenas alunos de etnia cigana” [Programa de televisão].

 

Pereira, A. C. (2018, 16 de fevereiro). “Inspecção da Educação averigua escola que só tem crianças de etnia cigana” [Versão eletrónica]. Público

 

Pereira, A. C. (2018, 30 de janeiro). “Maria José Casa-Nova é nova coordenadora do Observatório” [Versão eletrónica]. Público.


Conversas com... Ana Umbelino, Bruno Gonçalves, Carolina Vilas Boas e Susana Silveira

14 jun 2022

Conversas com...

O Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) organiza a sétima sessão de "Conversas com" no dia 14 de junho de 2022, das 10h30 às 12h30. Esta sessão será subordinada ao mais recente número da Newsletter OBCIG “Dinâmicas de Participação Local” e contará com a presença de Ana Umbelino, Vice-Presidente do Município de Torres Vedras, Bruno Gonçalves, Coordenador do Programa ROMED, Carolina Vilas Boas, Chefe de Divisão da Intervenção Social do Município de Almada, e Susana Silveira, Presidente da Associação Costume Colossal, e a moderação de Liliana Moreira, da equipa do ObCig.

Inscrições até às 17 horas do dia 13 de junho, através do formulário:

https://forms.gle/hvFjRQRbQ9bf4vbt5

A ligação para aceder à sessão será enviada por email pelas 17h30 do dia 13 de junho de 2022.

Consulte o cartaz aqui.

 

 

 

 

 

Formato on-line

Coleção Olhares - Candidaturas de 23 de maio a 29 de julho

Imagem em Destaque
Coleção Olhares - Candidaturas de 23 de maio a 29 de julho

Com o intuito de dar continuidade à Coleção Olhares, o Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) abre, de 23 de maio a 29 de julho de 2022, o período de candidaturas à apresentação de Dissertações de Mestrado, Teses de Doutoramento e Projetos de Investigação. Este processo dirige-se a Mestres e Doutores/as, devendo os estudos realizados sobre as pessoas ciganas abordar, preferencialmente, problemáticas como a Educação, a Saúde, a Integração no Mercado de Trabalho, a Igualdade e as Relações Sociais de Género, as Experiências de Discriminação, as Práticas de Integração das Pessoas Ciganas nos Territórios, a Situação de Pessoas Ciganas Itinerantes e a Mediação Intercultural.

Para mais informações, consulte o Edital de 2022.


Coleção Projetos e Práticas de Inovação Social - Candidaturas de 23 de maio a 29 de julho

Imagem em Destaque
Coleção Projetos e Práticas de Inovação Social - Candidaturas de 23 de maio a 29 de julho

Com o intuito de dar continuidade à Coleção Projetos e Práticas de Inovação Social, o Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) abre, de 23 de maio a 29 de julho de 2022, o período de candidaturas à apresentação de projetos que, pelas suas temáticas, características e resultados, possibilitem uma determinada mudança social em contexto e que, simultaneamente, sejam inspiradores de realidades que apresentem constrangimentos similares, potenciando uma maior humanização dos atores e dos contextos. Este processo dirige-se a investigadores/as e/ou atores sociais no terreno devendo os estudos realizados sobre as pessoas ciganas abordar, preferencialmente, problemáticas como a Integração no Mercado de Trabalho; Situação de Pessoas Ciganas Itinerantes; Educação; Saúde; Igualdade e Relações Sociais de Género; Combate à Discriminação; Práticas de Integração das Pessoas Ciganas nos Territórios; Mediação Intercultural; Associativismo e Dinâmicas de Participação Local. Para mais informações, consulte o Edital de 2022.


"Dinâmicas de Participação Local" Newsletter OBCIG de 8 de abril de 2022

Imagem em Destaque
"Dinâmicas de Participação Local" Newsletter OBCIG de 8 de abril de 2022

Por ocasião do Dia Internacional das Pessoas Ciganas, o Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) convida-o/a a conhecer o novo número da Newsletter ObCig (8 de abril de 2022) dedicado ao tema “Dinâmicas de Participação Local”. Este número inclui um artigo do Prof. Doutor Rogério Roque Amaro, uma entrevista a Marisa Horta, Coordenadora do Núcleo de Apoio às Comunidades Ciganas (NACI, ACM I.P.), e ainda uma secção de Vozes Plurais onde se congrega a voz de responsáveis municipais e a voz das pessoas ciganas sobre o tema da newsletter.

 

A Newsletter encontra-se disponível aqui.


Intro Prémios OBCIG

4.ª edição do “Prémio ObCig Empresas Integradoras” - Candidaturas de 8 de abril a 1 de julho de 2022

 

Prémio OBCIG Empresas Integradoras foi criado em 2019 para distinguir empresas que desempenham um papel importante na integração laboral de pessoas ciganas. Esta distinção, dirigida a organizações empresariais que empreguem cinco ou mais pessoas ciganas com contrato assinado, tem também o objetivo de inspirar outras entidades empregadoras a intervir na implementação e desenvolvimento de políticas e práticas empresariais promotoras da diversidade cultural, do combate à discriminação em razão da origem étnica e da integração das pessoas ciganas, residentes em território português.

 

3.ª edição do "Prémio ObCig Pessoa de Mérito" - Candidaturas de 8 de abril a 1 de julho de 2022

 

Prémio OBCIG Pessoa de Mérito foi criado em 2020 com o objetivo de dar o devido reconhecimento a pessoas que desenvolvam, há 10 ou mais anos, trabalho maioritariamente de cariz voluntário no âmbito da integração de pessoas ciganas. O ObCig pretende, assim, distinguir pessoas cuja filosofia de vida, princípios, valores e práticas se pautam pela participação, envolvimento e cidadania ativa crítica, emancipatória e humanista, promovendo, através do voluntariado, a diversidade cultural, o combate à discriminação em razão da origem étnica e a integração das pessoas ciganas residentes em território nacional.


3.ª edição do "Prémio ObCig Pessoa de Mérito" - Candidaturas de 8 de abril a 1 de julho

Imagem em Destaque
3.ª edição do "Prémio ObCig Pessoa de Mérito" - Candidaturas de 8 de abril a 1 de julho

Por ocasião do Dia Internacional das Pessoas Ciganas, dia 8 de abril de 2022, o Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) promove a 3.ª edição do “Prémio ObCig Pessoa de Mérito”, com o período de candidaturas de 8 de abril a 1 de julho de 2022.

A iniciativa, criada em 2020, tem por objetivo dar o devido reconhecimento a pessoas que desenvolvam, há 10 ou mais anos, trabalho maioritariamente de cariz voluntário no âmbito da integração de pessoas ciganas. O ObCig pretende, assim, distinguir pessoas cuja filosofia de vida, princípios, valores e práticas se pautam pela participação, envolvimento e cidadania ativa crítica, emancipatória e humanista, promovendo, através do voluntariado, a diversidade cultural, o combate à discriminação em razão da origem étnica e a integração das pessoas ciganas residentes em território nacional.

Consultar o Regulamento e aceder à Declaração de Consentimento.

Ver as edições anteriores em https://www.obcig.acm.gov.pt/premios


4.ª edição do “Prémio ObCig Empresas Integradoras” - Candidaturas de 8 de abril a 1 de julho

Imagem em Destaque
4.ª edição do “Prémio ObCig Empresas Integradoras” - Candidaturas de 8 de abril a 1 de julho

Por ocasião do Dia Internacional das Pessoas Ciganas, dia 8 de abril de 2022, o Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) promove a 4.ª edição do “Prémio ObCig Empresas Integradoras”, com o período de candidaturas de 8 de abril a 1 de julho de 2022.

A iniciativa, criada em 2019, tem por objetivo distinguir empresas que desempenham um papel importante na integração laboral de pessoas ciganas. Esta distinção, dirigida a organizações empresariais que empreguem cinco ou mais pessoas ciganas com contrato assinado, tem também o objetivo de inspirar outras entidades empregadoras a intervir na implementação e desenvolvimento de políticas e práticas empresariais promotoras da diversidade cultural, do combate à discriminação em razão da origem étnica e da integração das pessoas ciganas, residentes em território português.

Consultar o Regulamento e aceder à Declaração de Consentimento.

Ver as edições anteriores em https://www.obcig.acm.gov.pt/premios


Conversas com

09 out 2020

 

 

"Conversas com..."

O Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) inicia um ciclo de “Conversas com…” entre investigadores/as, dirigentes associativos das Comunidades Ciganas e estudantes universitários ciganos, visando debater, aberta e multidisciplinarmente, um conjunto de problemáticas de interesse transversal e contemporâneo, tendo por base, nomeadamente, as temáticas estudadas nas publicações da Coleção Olhares. Estas Conversas, realizadas em formato on-line, pretendem constituir-se num espaço de interação e reflexão entre diferentes atores sociais, sustentando e enriquecendo discursos e práticas quotidianas.

A primeira "Conversa com...", no próximo dia 9 de outubro às 10h30, será subordinada ao tema "Ensino a distância e literacia digital: dificuldades e desafios" e contará com a presença de Toya Prudêncio e Carlos Medinas.

Inscrições até dia 8 de outubro em: obcig@acm.gov.pt.

 

 

 

 

 

 

Formato on-line

Conversas com... Alexandra Castro e Benjamim Barão

25 mar 2021

Conversas com...
O Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) organiza a segunda "Conversa com..." no próximo dia 25 de março de 2021 às 10h30. Esta sessão será dedicada ao tema "Habitação condigna e bons lugares: políticas e contextos" e contará com a presença de Alexandra Castro e Benjamim Barão.
Inscrições até dia 24 de março em: obcig@acm.gov.pt.
O link para aceder à conversa será enviado após inscrição e mais próximo da data do evento.
Consulte o cartaz aqui.

 

 

 

 

 

 

Formato on-line

Conversas com... Manuela Estanqueiro e Bruno Oliveira

27 mai 2021

Conversas com...

O Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) organiza a terceira sessão de "Conversas  com..." no dia 27 de maio de 2021, das 10h30 às 12h30. Esta sessão será dedicada ao tema "Saúde como prevenção da doença: a importância do cuidar de proximidade" e contará com a abertura pela Alta-comissária para as Migrações, Sónia Pereira, a presença da Enfermeira Manuela Estanqueiro e do mediador Bruno Oliveira, e a moderação da Enfermeira Fernanda Marreiros.

Inscrições até ao dia 26 de maio, através do formulário:

https://forms.gle/2N2983LryPuXGZWDA.

O link para aceder à sessão será enviado após a inscrição.

Consulte o cartaz aqui.

 

 

 

 

 

Formato on-line