FR EN PT [Beta]

Coleção Olhares - Candidaturas de 23 de maio a 29 de julho

Imagem em Destaque
Coleção Olhares - Candidaturas de 23 de maio a 29 de julho

Com o intuito de dar continuidade à Coleção Olhares, o Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) abre, de 23 de maio a 29 de julho de 2022, o período de candidaturas à apresentação de Dissertações de Mestrado, Teses de Doutoramento e Projetos de Investigação. Este processo dirige-se a Mestres e Doutores/as, devendo os estudos realizados sobre as pessoas ciganas abordar, preferencialmente, problemáticas como a Educação, a Saúde, a Integração no Mercado de Trabalho, a Igualdade e as Relações Sociais de Género, as Experiências de Discriminação, as Práticas de Integração das Pessoas Ciganas nos Territórios, a Situação de Pessoas Ciganas Itinerantes e a Mediação Intercultural.

Para mais informações, consulte o Edital de 2022.


Coleção Projetos e Práticas de Inovação Social - Candidaturas de 23 de maio a 29 de julho

Imagem em Destaque
Coleção Projetos e Práticas de Inovação Social - Candidaturas de 23 de maio a 29 de julho

Com o intuito de dar continuidade à Coleção Projetos e Práticas de Inovação Social, o Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) abre, de 23 de maio a 29 de julho de 2022, o período de candidaturas à apresentação de projetos que, pelas suas temáticas, características e resultados, possibilitem uma determinada mudança social em contexto e que, simultaneamente, sejam inspiradores de realidades que apresentem constrangimentos similares, potenciando uma maior humanização dos atores e dos contextos. Este processo dirige-se a investigadores/as e/ou atores sociais no terreno devendo os estudos realizados sobre as pessoas ciganas abordar, preferencialmente, problemáticas como a Integração no Mercado de Trabalho; Situação de Pessoas Ciganas Itinerantes; Educação; Saúde; Igualdade e Relações Sociais de Género; Combate à Discriminação; Práticas de Integração das Pessoas Ciganas nos Territórios; Mediação Intercultural; Associativismo e Dinâmicas de Participação Local. Para mais informações, consulte o Edital de 2022.


Edital Coleção PPIS 2022

Edital Coleção PPIS 2022 (Versão 1.0)

Uploaded by Editor, 23-05-2022 17:22
Edital Coleção PPIS 2022
Tag: coleção projetos e práticas de inovação social edital
1 de 2
Comentários
Ainda não há comentários. Seja o primeiro.

Edital Coleção Olhares 2022

"Dinâmicas de Participação Local" Newsletter OBCIG de 8 de abril de 2022

Imagem em Destaque
"Dinâmicas de Participação Local" Newsletter OBCIG de 8 de abril de 2022

Por ocasião do Dia Internacional das Pessoas Ciganas, o Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) convida-o/a a conhecer o novo número da Newsletter ObCig (8 de abril de 2022) dedicado ao tema “Dinâmicas de Participação Local”. Este número inclui um artigo do Prof. Doutor Rogério Roque Amaro, uma entrevista a Marisa Horta, Coordenadora do Núcleo de Apoio às Comunidades Ciganas (NACI, ACM I.P.), e ainda uma secção de Vozes Plurais onde se congrega a voz de responsáveis municipais e a voz das pessoas ciganas sobre o tema da newsletter.

 

A Newsletter encontra-se disponível aqui.


Intro Prémios OBCIG

4.ª edição do “Prémio ObCig Empresas Integradoras” - Candidaturas de 8 de abril a 1 de julho de 2022

 

Prémio OBCIG Empresas Integradoras foi criado em 2019 para distinguir empresas que desempenham um papel importante na integração laboral de pessoas ciganas. Esta distinção, dirigida a organizações empresariais que empreguem cinco ou mais pessoas ciganas com contrato assinado, tem também o objetivo de inspirar outras entidades empregadoras a intervir na implementação e desenvolvimento de políticas e práticas empresariais promotoras da diversidade cultural, do combate à discriminação em razão da origem étnica e da integração das pessoas ciganas, residentes em território português.

 

3.ª edição do "Prémio ObCig Pessoa de Mérito" - Candidaturas de 8 de abril a 1 de julho de 2022

 

Prémio OBCIG Pessoa de Mérito foi criado em 2020 com o objetivo de dar o devido reconhecimento a pessoas que desenvolvam, há 10 ou mais anos, trabalho maioritariamente de cariz voluntário no âmbito da integração de pessoas ciganas. O ObCig pretende, assim, distinguir pessoas cuja filosofia de vida, princípios, valores e práticas se pautam pela participação, envolvimento e cidadania ativa crítica, emancipatória e humanista, promovendo, através do voluntariado, a diversidade cultural, o combate à discriminação em razão da origem étnica e a integração das pessoas ciganas residentes em território nacional.


3.ª edição do "Prémio ObCig Pessoa de Mérito" - Candidaturas de 8 de abril a 1 de julho

Imagem em Destaque
3.ª edição do "Prémio ObCig Pessoa de Mérito" - Candidaturas de 8 de abril a 1 de julho

Por ocasião do Dia Internacional das Pessoas Ciganas, dia 8 de abril de 2022, o Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) promove a 3.ª edição do “Prémio ObCig Pessoa de Mérito”, com o período de candidaturas de 8 de abril a 1 de julho de 2022.

A iniciativa, criada em 2020, tem por objetivo dar o devido reconhecimento a pessoas que desenvolvam, há 10 ou mais anos, trabalho maioritariamente de cariz voluntário no âmbito da integração de pessoas ciganas. O ObCig pretende, assim, distinguir pessoas cuja filosofia de vida, princípios, valores e práticas se pautam pela participação, envolvimento e cidadania ativa crítica, emancipatória e humanista, promovendo, através do voluntariado, a diversidade cultural, o combate à discriminação em razão da origem étnica e a integração das pessoas ciganas residentes em território nacional.

Consultar o Regulamento e aceder à Declaração de Consentimento.

Ver as edições anteriores em https://www.obcig.acm.gov.pt/premios


4.ª edição do “Prémio ObCig Empresas Integradoras” - Candidaturas de 8 de abril a 1 de julho

Imagem em Destaque
4.ª edição do “Prémio ObCig Empresas Integradoras” - Candidaturas de 8 de abril a 1 de julho

Por ocasião do Dia Internacional das Pessoas Ciganas, dia 8 de abril de 2022, o Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) promove a 4.ª edição do “Prémio ObCig Empresas Integradoras”, com o período de candidaturas de 8 de abril a 1 de julho de 2022.

A iniciativa, criada em 2019, tem por objetivo distinguir empresas que desempenham um papel importante na integração laboral de pessoas ciganas. Esta distinção, dirigida a organizações empresariais que empreguem cinco ou mais pessoas ciganas com contrato assinado, tem também o objetivo de inspirar outras entidades empregadoras a intervir na implementação e desenvolvimento de políticas e práticas empresariais promotoras da diversidade cultural, do combate à discriminação em razão da origem étnica e da integração das pessoas ciganas, residentes em território português.

Consultar o Regulamento e aceder à Declaração de Consentimento.

Ver as edições anteriores em https://www.obcig.acm.gov.pt/premios


Regulamento 3ª Edição Prémio Pessoa de Mérito

Regulamento 3ª Edição Prémio Pessoa de Mérito (Versão 1.2)

Uploaded by Editor, 08-04-2022 10:46
Regulamento 3ª Edição Prémio Pessoa de Mérito
Tag: prémios obcig ciganas ciganos pessoa de mérito
1 de 4
Comentários
Ainda não há comentários. Seja o primeiro.

Regulamento 4ªEdição Prémio Empresas Integradoras

Newsletter

CAPA_Newsletter_abril2022 1.jpg

Newsletter ObCig (8 de abril de 2022)

Declaração de Consentimento-Prémio OBCIG Empresas Integradoras

Declaração de Consentimento-Prémio OBCIG Pessoa de Mérito

Conversas com

09 out 2020

 

 

"Conversas com..."

O Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) inicia um ciclo de “Conversas com…” entre investigadores/as, dirigentes associativos das Comunidades Ciganas e estudantes universitários ciganos, visando debater, aberta e multidisciplinarmente, um conjunto de problemáticas de interesse transversal e contemporâneo, tendo por base, nomeadamente, as temáticas estudadas nas publicações da Coleção Olhares. Estas Conversas, realizadas em formato on-line, pretendem constituir-se num espaço de interação e reflexão entre diferentes atores sociais, sustentando e enriquecendo discursos e práticas quotidianas.

A primeira "Conversa com...", no próximo dia 9 de outubro às 10h30, será subordinada ao tema "Ensino a distância e literacia digital: dificuldades e desafios" e contará com a presença de Toya Prudêncio e Carlos Medinas.

Inscrições até dia 8 de outubro em: obcig@acm.gov.pt.

 

 

 

 

 

 

Formato on-line

Conversas com... Alexandra Castro e Benjamim Barão

25 mar 2021

Conversas com...
O Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) organiza a segunda "Conversa com..." no próximo dia 25 de março de 2021 às 10h30. Esta sessão será dedicada ao tema "Habitação condigna e bons lugares: políticas e contextos" e contará com a presença de Alexandra Castro e Benjamim Barão.
Inscrições até dia 24 de março em: obcig@acm.gov.pt.
O link para aceder à conversa será enviado após inscrição e mais próximo da data do evento.
Consulte o cartaz aqui.

 

 

 

 

 

 

Formato on-line

Conversas com... Manuela Estanqueiro e Bruno Oliveira

27 mai 2021

Conversas com...

O Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) organiza a terceira sessão de "Conversas  com..." no dia 27 de maio de 2021, das 10h30 às 12h30. Esta sessão será dedicada ao tema "Saúde como prevenção da doença: a importância do cuidar de proximidade" e contará com a abertura pela Alta-comissária para as Migrações, Sónia Pereira, a presença da Enfermeira Manuela Estanqueiro e do mediador Bruno Oliveira, e a moderação da Enfermeira Fernanda Marreiros.

Inscrições até ao dia 26 de maio, através do formulário:

https://forms.gle/2N2983LryPuXGZWDA.

O link para aceder à sessão será enviado após a inscrição.

Consulte o cartaz aqui.

 

 

 

 

 

Formato on-line

Conversas com... Maria José Casa-Nova e Bruno Gonçalves

29 jul 2021

Conversas com...


O Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) organiza mais uma "Conversas com" no dia 29 de julho de 2021, entre as 10h30 e as 12h30. Esta conversa será dedicada ao tema "Experiências de sucesso educativo de crianças ciganas: o Projeto RISE" e contará com a abertura pela Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, a presença de Maria José Casa-Nova, Coordenadora da Equipa Portuguesa do Projeto RISE, e de Bruno Gonçalves, Dirigente Associativo, com moderação de Inês Aydin.

Inscrições até às 17 horas do dia 28 de julho, através do formulário:

https://forms.gle/amm7awBvXbqFob6M7

A ligação para aceder à sessão será enviada após a inscrição.

Consulte o cartaz aqui.

 

 

 

 

 

Formato on-line

Conversas com... Maria Gil e Nuno Dias

28 out 2021

Conversas com...

 

O Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) organiza a quinta sessão de "Conversas com" no dia 28 de outubro de 2021, das 10h30 às 12h30. Esta sessão será subordinada ao tema "A Participação Político-Cívica de Pessoas Ciganas" e contará com a abertura pela Alta-comissária para as Migrações, Sónia Pereira, a presença da Ativista Maria Gil e do Sociólogo Nuno Dias, e a moderação de Liliana Moreira.

Inscrições até às 17 horas do dia 27 de outubro, através do formulário:

https://forms.gle/nu8Y5RYb5mVQ2Buu7

A ligação para aceder à sessão será enviada por email pelas 17h30 do dia 27 de outubro de 2021.

Consulte o cartaz aqui.

 

 

 

 

 

Formato on-line

Contactos Contactos

Alto Comissariado para as Migrações, I.P.

Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig)

Rua Angelina Vidal, 41, Piso 1, 1199-005 Lisboa

T. (+351) 218106145 | F. (+351) 218106117

Avenida de França, 316, Edifício Capitólio, 4050-276 Porto

T. (+351) 222073815 

E-mail: obcig@acm.gov.pt

Facebook ObCig

Ativado por Liferay