O 1.º Encontro Temático em torno da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas 2013 – 2020 decorreu no dia 28 de outubro, na Faculdade de Direito da Universidade do Porto, com o objetivo de promover a reflexão, análise e discussão sobre a temática "Cidadania e Educação para a Democracia”, sob o prisma das comunidades ciganas, bem como o reconhecimento social das pessoas, famílias e/ou comunidades ciganas, através da desconstrução dos mitos, representações e/ou estereótipos que tendem a persistir na sociedade portuguesa.
O evento contou com a participação de 150 pessoas, aproximadamente, e resultou da parceria estabelecida com a linha “Novos Direitos” do Instituto Jurídico Interdisciplinar da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP), a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e o Instituto de Sociologia (IS) da Universidade do Porto.
A sessão de abertura foi marcada pelos contributos da Prof. Doutora Helena Mota (Subdiretora da FDUP), do Prof. Doutor José Fernandes (Vogal do Conselho Diretivo do ACM) e da Dra. Lina Varela (Representante da Direção-Geral de Educação/Ponto Focal da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas para a Educação).
Em destaque estiveram as intervenções de Carla Maria Tavares (Presidente da Câmara Municipal da Amadora), Manuel Carlos Silva (docente universitário da Universidade do Minho), Luísa Neto (docente universitária da Faculdade de Direito da Universidade do Porto), Eduardo Cabeças (estudante do ensino superior), Maria José Casa-Nova (docente universitária da Universidade do Minho) e Guiomar Sousa (dinamizadora comunitária do projeto Escolhas Multivivências). No papel de moderadoras, intervieram Anabela Leão (docente universitária da Faculdade de Direito da Universidade do Porto) e Fátima Vieira (docente universitária da Faculdade de Letras da Universidade do Porto).